quarta-feira, 28 de abril de 2010

NO DIA DA EDUCAÇÃO -UFERSA PARA ALTO DO RODRIGUES

 
 Hoje, 28 de abril comemora-se o dia da educação. Alto do Rodrigues e região tem o que comemorar. Iniciou-se mais um processo de parceria educacional. O prefeito Eider busca mais uma conquista e meta da gestão Fazendo Acontecer na educação: O Campus da UFERSA  para Alto do Rodrigues e região!!!

 http://ww2.ufersa.edu.br


Está agendado para 7 de Maio e o prefeito Eider Medeiros e a secretária de educação, Raquel Viana convidam a todos para uma audiência pública no Ginásio Poliesportivo Ivanildo Bezerra da Silva. Contaremos com a presença do Magnífico Reitor da Universidade Federal Rural do Semi-Árido ( UFERSA) Josivan Barbosa que apresentará para toda população e comunidade estudantil a importancia da presença da UFERSA para nossa região devido seu potencial econômico nas áreas de petróleo, Gás e irrigação. O convite se estende para todas as autoridades locais e circunvizinhas.

Nossos sonhos  construídos juntos, tornam-se realidade. 

Afinal, como diz a máxima popular: " Sonho que se sonha só é só um sonho. Sonho que se sonha junto, transforma-se em realidade." 


... e para nosso deleite espiritual , o cântico de Davi para nosso coração:

" Deus é o que me cinge de força e aperfeiçoa o meu caminho". Salmos 18. 32

LEIA A BÍBLIA!


A Secretária de Educação Raquel Soares Viana participou ontem, 27, de reunião da UNDIME/ SEEC/MEC no auditório Angélica Moura na SEEC, para repasses de informações sobre nova presidencia da UNDIME, o PAR , Provinha Brasil, OLP, PARFOR, e outros com secretários e coordenadores das Secretarias Municipais de Educação do Estado.


A Secretaria de Educação realiza nos dias 27, 28,29 reuniões sistemáticas com coordenadores pedagógicos, supervisores e diretores para apresentação e orientação dos planos de trabalhos e metas da educação municipal para o ano de 2010.


Um dos objetivos da Secretaria de Educação é de aumentar a interação da comunidade escolar  como forma de melhorar os índices educacionais através do modelo de gestão participativa. Para isso é necessário aumentar a articulação e interação na escolas entre direção/pais/professores/alunos, estabelecer metas, criar instrumentos de monitoramento das ações e estatísticas através de resultados quantitativos e qualitativos observados nos instrumentos.

Todo o investimento na educação deve ter como retorno a melhoria dos índices educacionais no município e cada segmento da comunidade escolar e sociedade tem sua parcela de participação, cabe cada um fazer sua parte.


segunda-feira, 26 de abril de 2010

PARTICIPE DO ALBUM DA SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO







SECRETARIA FAZ ADESÃO A OLÍMPÍADA DE LINGUA PORTUGUESA



 

A Secretaria de Educação já fez adesão para a Olimpíada de Língua Portuguesa 2010. Agora a próxima etapa é para os professores de língua portuguesa fazerem suas inscrições on-line até 14 de maio e aguardarem a capacitação . O material de apoio já está chegando nas escolas. O Alto  do Rodrigues participará pela primeira vez do concurso cujo tema é " O lugar onde  vivo" 

Podem ser inscritos estudantes do:
 
5 e 6 Ano do Ensino Fundamental com texto do gênero Poema;
 
7 e 8 Ano gênero: Memórias Literárias;

9 Ano e 1 Ano do Ensino Médio gênero: Crônicas 

2 e 3 Ano do Ensino Médio devem concorrer com: Artigos de Opinião



Lembrando que estudante e professor serão premiados. Mas, o mais importante que a premiação, é a mobilização de todos os alunos que devem ser estimulados a participarem das produções textuais de modo prazeroso, orientado como forma de incentivo a escrita e produção literária. Uma ótima oportunidade das escolas prepararem toda a comunidade para a iniciativa da leitura.

CTEAD E CAPACITAR FORMAM PRIMEIRAS TURMAS DE CURSOS TÉCNICOS

Sabado, 24, a Secretária De Educação Raquel Viana, prestigiou a solenidade de formatura das primeiras turmas dos cursos Tecnico em Meio Ambiente, Segurança do Trabalho e Petróleo e Gás. Os cursos são ministrados pela  Empresa CTEAD e CAPACITAR em Alto do Rodrigues, a primeira tendo a frente Ricardo Marcato, a segunda por Heriberto Bezerra que conta com a parceria da Prefeitura Municipal através da Secretaria de Educação que cede o espaço físico para os cursos.

A cerimônia e decoração do ambiente foi  em grande estilo. A Secretária que também representou o prefeito Eider Medeiros que não pode comparecer ao evento por motivos de agenda, fez o discurso de abertura parabenizando a todos e incentivando a continuidade do apendizado para que os formandos possam estar cada vez mais preparados para a competição no mercado de trabalho que além do diploma exige , experiência e competência e isso não será difícil visto o amplo mercado na cidade e bons técnicos recem formados.
Parabéns a todos! 

quinta-feira, 22 de abril de 2010

COMEMORAÇÃO DA PÁSCOA NAS ESCOLAS

As escolas da rede municipal nos tem enviado o registro de suas atividades socio culturais alusivas a Páscoa.
Registramos a linda festa comemorativa da Escola Municipal Walfredo Gurgel que tem como gestora a professora Alcilene Caetano.

O trabalho foi acompanhado pelo Coordenador Cultural Professor Janildo e demais coordenadores pedagógicos da secretaria. A competente turma de professores e auxiliares que não pouparam esforços para valorizar o talento dos alunos deixamos os nossos parabéns a todos!



Notícias do Dia

quarta-feira, 21 de abril de 2010

COMEMORAÇÃO DE ANIVERSÁRIO DA SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO




Sábado, dia 17 de Abril a Secretária de Educação completou mais uns aninhos e sua família, vizinhos e irmãos em Cristo prepararam uma surpresa na casa do vizinho pra "alguém " não desconfiar depois das 22h. Era pra não desconfiar mesmo!!!

Uma pose com a família...

Uma sósia no bolo...
Hora da confraternização....
... E pose oficial


Na volta ao trabalho, dia do índio, os funcionários da Secretaria de Educação realizaram uma surpresinha para comemorar o aniversário da Secretária Raquel  que completou 36 primaveras!
1. Foi um almoço no Restaurante Veneza...
....depois quando ela retornou da missão de entrega de novos testamentos no hospital e clínicas visto que é integrante dos Gideões Internacionais...
....S.U.R.P.R.E.S.A!!!!! Todos a aguardavam para o famoso "PARABÉNS" com direito a homenagem a sua estrela preferida...

Mensagens lindas, abraços dos amigos....festa bonita!


...A colega Neuma que também aniversariou no final de semana ganhou o carinho dos colegas



Hora de abrir os presentes...


E de fazer um  agradecmento por tudo de bom que o Papai do Céu nos tem proporcionado mesmo que não sejamos merecedores. Amém Senhor! Conforme a tua vontade!


Obrigada Senhor! Obrigada companheiros!

sábado, 17 de abril de 2010

QUANTOS ANOS VOCE TEM?

 
Quantos anos você tem?

 
Não responda já. Apenas leia e reflita…
Se nos perguntam “quantos anos você tem?”, nossa tendência é enumerar o período de tempo já vivido.
Mas não paramos para refletir que esses anos que se passaram – já não os temos mais. São tempos que se foram, pertencem ao passado, bem ou mal, felizes ou não, e já não mais podemos fazer uso deles, a não ser usufruir as lições que a vida, concretamente, nos ensinou.
Mais sensato seria responder: “espero ter muitos anos“.
Porque os anos vindouros – estes sim – significam aqueles que ainda nos restam, os que “temos” de verdade, nos quais está depositado o que permaneceu de esperança e de sonhos a concretizar.

Quantos anos você tem?
Pense nisso.
E procure fazer dos anos – que você ainda tem – os melhores de sua existência.

" Pela manhã semeia a tua semente e a tarde não retires a tua mão, pois não sabes qual prosperará, ou se ambas igualmente serão boas." Eclesiastes 11.6 

" Nós nos alegraremos pela tua vitória, e em nome do nosso Deus arvoraremos pendões. satisfaça o senhor a todas as tuas petições."
Salmos 20.5

sexta-feira, 16 de abril de 2010

CERTIFICADOS DO PAIDEA

 CERTIFICADOS DO PAIDEA
se encontra na Secretaria Municipal de Educação ,os certificados do curso de Arte e Educação Física nos anos iniciais oferecido pelo PAIDEA realizado em Alto do Rodrigues como cumprimento das ações previstas no PAR dos municípios.


Pedimos aos professores cursistas que procurem na Secretaria Municipal de Educação o seu certificado de conclusão do curso.

 ATENÇÃO ESCOLAS!
Os professores que não concluiram o Curso de Humanas ofertado nos meses de janeiro e fevereiro, favor preencherem formulário de justificativa de desistência e encanminhar a secretaria Municipal de Educação, para que seja enviada a instituição formadora que solicita documento para justificar diante do MEC o não preenchimento das vagas ofertadas.



CAPACITAÇÃO DE ALFABETIZADORES E MAIS INFORMES

Dia 07 de abril a secretária de educação Raquel Viana, participou de reunião na CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) em Brasília, representando a UNDIME/RN para reunião de trabalho e avaliação do PARFOR. Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica.



Durante esta semana a Coordenadora da Educação Infantil Aldeíza Magalhães fez a entrega do material didático da editora Positivo em toda a rede municipal onde há atendimento da educação Infantil.
O material é muito atrativo, personalizado com as crianças e brasão do munícipio, de conteúdo riquíssimo. Todos alunos, pais e professores das escolas terão acesso gratuito ao portal Positivo  através de senha para fazer atividades, planejar, e compartilhar idéias e a aprendizagem.




Infelizmente as aulas da Educação Infantil na Escola Luis Moreira previstas para o dia 12, não iniciaram em virtude do atraso na entrega das obras.
A Secretaria de Educação pede desculpas pelo transtorno causado as nossas crianças que estão anciosas para o início das aulas  e já anuncia a nova data prevista pela empresa prestadora do serviço. Dia 19 de Abril.

As escolas de atendimento a educação Infantil estão fazendo a entrega do uniforme escolar  inicialmente aos alunos novatos da rede municipal.
Posteriormente serão entregues o segundo  fardamento as outras etapas de ensino.


Já a reforma da escola de Ensino Fundamental Anos Finais, Francisco de Oliveira Melo terá um prazo maior, sendo que as obras não impediram o cumprimento do calendário letivo haja vista se tratar da ampliação do laboratório de informática, Biblioteca escolar, Laboratório de Ciências, NTM.



Durante toda a semana, a secretaria de educação tem recebido os novos professores concursados e os encaminhado para as escolas do munícipio de acordo com a necessidade da demanda. 


Dia 10 de abril, a secretária de educação Raquel Soares Viana , o Secretário de Obras Wilson da Cunha, ambos representantes do Diretório Municipal do PT do Alto, participaram do Congresso Estadual do PT como uns dos 175 delegados  que  votaram na grande maioria o apoio a pre candidatura do Governador  Iberê de Souza (PSB) nas eleições deste ano.



Dia 12 de abril as escolas Manoel Venancio em Barrocas e Chapeuzinho Vermelho no Estreito, receberam um parquinho infantil de madeira para a diversão e Lazer dos alunos como medida de ampliação na qualidade do atendimento as nossa crianças da zona rural.






Dia 12 de abril, aconteceu a aula inaugural do curso de capacitação dos alfabetizadores do Programa Brasil Alfabetizado na Escola Municipal Francisco de Oliveira Melo. A Secretária de Educação Raquel Viana compareceu ao evento juntamente com a gestora local do Programa Francisca das Chagas ( Galega). A capacitação está  sendo realizada pela professora Mailde Aparecida Rodrigues também chefe de Gabinete e coordenadora do programa a 20 alfabetizadores que atuarão tanto no centro como na zona rural da cidade.




Dia 13 de abril, a Coordenação da Merenda escolar juntamente com a nutricionista Erica realizaram reunião na secretaria de educação com os fornecedores da merenda escolar para ajustar detalhes de logística e qualidade no atendimento as escolas da rede municipal de ensino.


Dia 13 de Abril  após a nomeação do Pe. Antonio Nunes para assumir a Secretaria Estadual de Educação, o mesmo renuncia o cargo em virtude da priorização de seu sacerdócio.



Damos as boas vindas  ao novo secretário Estadual de Educação, Professor Otávio Augusto de Araújo Tavares que já assumia a secretaria adjunta na gestão de Rui Pereira, de saudosa memória e dará continuidade aos projetos da SEEC.

 A secretaria de educação após fazer a adesão do município para concorrer as Olimpíadas de Lingua Portuguesa finalmente chega a Secretaria o material didático e informativo das Olimpíadas de Lingua Portuguesa como etapa preparatória das escolas para este grande concurso de incentivo a aprendizagem.



Dia 14 de abril, a secretária Raquel participou da reunião de diretoria da Undime em Natal para repasses de informações e compareceu a SEEC para acompanhamento dos projetos e programas educacionais para o município.






Dia 15 de Abril a chefe de Gabinete Mailde Rodrigues, participou de Conferencia sobre Saúde Mental como membro do Conselho de Saúde Municipal representando a educação municipal.



terça-feira, 6 de abril de 2010

1ª. CONFERÊNCIA DE ESPORTE

A Prefeitura de Alto do Rodrigues através da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto promoveu na tarde de ontem (05/04), a 1ª. Conferência Municipal de Esporte e Lazer. Com o tema central: POR UM TIME CHAMADO BRASIL - PLANO DECENAL DE ESPORTE E LAZER, a Coordenação de esporte conseguiu juntar muitos jovens atletas, estudantes, gestores escolares e autoridades, no Ginásio Poliesportivo Ivanildo Bezerra, onde ocorreu o evento. O principal objetivo da conferência foram debates e discussões de propostas para o planejamento e desenvolvimento das políticas públicas a serem implantadas no município nos próximos dez anos, e também conseguir subsídios para elaboração do Plano Municipal de Esporte de acordo com as necessidades e a realidade local. A Secretária de Educação, Raquel Viana, participou do evento como conferencista, e falou da importância e da necessidade de um plano de esporte para o município. Ela garantiu que enquanto a coordenação de esporte local estivesse vinculada a Secretaria de Educação, daria toda atenção necessária, e acrescentou que no momento não teria com que se preocupar-se, já que os coordenadores: Darcio Andrielly (Coordenador de Esporte) e Cilea Caetano (Coordenadora de Educação Física e esporte escolar) estavam fazendo um bom trabalho. As discussões e propostas da Conferência Municipal de Esporte serão encaminhadas para 3ª. Conferência Estadual de Esporte, juntamente com os dez delegados eleitos durante o evento.  

segunda-feira, 5 de abril de 2010

CONFERÊNCIA DE ESPORTE E LAZER

Atenção esportistas, educadores e simpatizantes, hoje (05/04), a partir das 13h00, no Ginásio Poliesportivo Ivanildo Bezerra da Silva ocorrerá a 1ª. Conferência Municipal de Esporte e Lazer da cidade de Alto do Rodrigues. O evento que trará o tema: POR UM TIME CHAMADO BRASIL - PLANO DECENAL DE ESPORTE E LAZER, servirá como base para o planejamento e desenvolvimento das políticas a serem implantadas no município, estado e união, apresentando subsídios para elaboração do plano municipal de esporte. Você é nosso convidado. Participe!

sábado, 3 de abril de 2010

AMBIENTAR VEICULA PROJETOS CULTURAIS PARA O ALTO

 
 
 AMBIENTAR 
ASSOCIAÇÃO PELO MEIO AMBIENTE DO ALTO DO RODRIGUES

Veicula dois importantíssimos projetos de cultura em parceria com o Ministério da Cultura, Fundação José Augusto e Prefeitura Municipal do Alto do Rodrigues   O Ponto de Cultura RECRIAR e o Cine Mais Cultura. Ambos projetos serão desenvolvidos no Bairro São Francisco junto ao Núcleo de Esporte e Lazer da Cidade.



Os associados reuniram-se quinta feira, 01 de Abril na Secretaria de Obras para apresentação do Projeto, encaminhamentos e repasse informativos. e cronograma de capacitações. 





Os Coordenadores já iniciaram o planejamento para a inauguração do Ponto que está passando por reformas graças a parceiria da Prefeitura Municipal que alugou um prédio para o funcionamento do projeto. Os membros visitaram as instalações que de acordo com as previsões da Secretaria de Obras estará pronto em Maio onde iniciarão as oficinas. Dia 5 de Junho está previsto a inauguração do Ponto de Cultura Recriar - Recriando com Arte o Meio Ambiente junto a Programação Especial da Secretaria de Educação no dia Internacional do Meio Ambiente.