sexta-feira, 2 de abril de 2010

POSSE DO NOVO GOVERNADOR DO RN IBERÊ DE SOUZA



Dia 31 de Março, o novo Governador do RN Iberê de Souza foi empossado em solenidade na Assembléia Legislativa, Natal. A secretária de Educação Raquel Soares Viana e a chefe de gabinete Mailde Aparecida estiveram presente no ato solene representando o  Partido dos Trabalhadores do Alto do Rodrigues  junto aos demais representantes políticos do partido que apoiam o governo do Estado para parabenizá-lo e desejar prosperidade no novo governo que inicia.







A ex-governadora Wilma de Faria (PSB) transmitiu o cargo para o novo gestor, Iberê Ferreira de Souza (PSB). Em frente ao Palácio da Cultura,Wilma disse que estará ajudando Iberê. 

“Esse não é um momento triste, esse é um momento feliz, alegre, para cima. Estou entregando o governo a um homem que conhece o Rio Grande do Norte, que conhece nosso projeto de governo. Iberê, você vai dar continuidade a gestão, mas também vai ter um estilo próprio. Estarei junto com você, lhe ajudando a continuar avançando. Quanto mais você crescer, mais Wilma vai aplaudir”, disse a ex-governadora que agora pleiteará uma vaga no Senado Federal.

Iberê Paiva Ferreira de Souza

 

Após mais de três anos como vice-governador, Iberê assumiu mais um desafio: governar o Rio Grande do Norte. Responsabilidade conferida pela competência de quem não decepcionou seu povo e por isso, desde que foi eleito pela primeira vez para bancada federal, em 1987, nunca perdeu uma eleição.


Natalense, nascido em 27 de fevereiro de 1944, Iberê é advogado de formação e tem em sua carreira política dois mandatos como deputado estadual (1971 a 1979) e seis mandatos como deputado federal. Em Brasília, teve uma atuação de destaque, assumiu a reorganização do Orçamento Geral da União, como relator, após o episódio dos "anões do orçamento", moralizando o sistema que estava desacreditado.

Na Câmara Federal, ainda foi autor de diversos projetos de grande importância, com destaque ao de Apoio à Pesquisa e Inovação para o Desenvolvimento Social, que atende mais de 20 mil pessoas somente na área de Agroecologia, através de um investimento superior a R$ 12 milhões.

Como secretário de Estado também deixou sua marca por onde passou. Na secretaria de Trabalho e Ação Social (1997-1998), resgatou a valorização dos jovens, com a implantação de um novo modelo de assistência ao público infanto-juvenil. À frente da Secretaria de Agricultura, no governo Wilma de Faria, de 2003 a 2005, Iberê de Souza desenvolveu, através de um Planejamento Estratégico focado na Modernização Gerencial, ações que revolucionaram o setor primário no RN, reestruturando as instituições que dão suporte técnico de comercialização, como a Emater, Emparn e Ceasa.

No comando da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos Iberê também deixou sua marca, garantindo água farta e de qualidade para milhares de potiguares.

Dados Acadêmicos

1963-1967 - Bacharelado em Direito - UFRN1964 - I Curso Intensivo de Prática Jurídica - UFRN
1969 - Gerência Geral - PUC/RJ
1969 - Aperfeiçoamento para Advogados de Empresas - FGV/RJ

Mandatos Eletivos

1971-1979 - Deputado Estadual (RN)
1986-2006 - Deputado Federal (RN)
2007 - Vice-Governador do Rio Grande do Norte

Cargos Exercidos

1963-1967 - Adjunto de Promotor Público - Santa Cruz/RN
1979-1981 - Secretário-Chefe da Casa Civil do Governo do RN
1981-1982 - Secretário de Governo do RN
1983-1985 - Superintendente da LBA/RN
1985-1986 - Secretário de Governo do RN
1997-1998 - Secretário de Trabalho e Ação Social do Governo do RN
2003-2005 - Secretário da Agricultura, da Pecuária e da Pesca do Governo do RN
2007 - Secretário de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do Governo do RN

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário