domingo, 13 de novembro de 2011

HTPC

Trouxemos a matéria da revista escola para ser apreciada por nossos leitores educadores, pais, alunos e anônimos.
O HTPC vem sendo adotado nas escolas como forma de ampliar o debate em torno da melhoria da aprendizagem dos alunos, da formação continuada dos docentes, e planejamento articulado com os demais docentes.
O que é HTPC?
Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPC)

Qual o impacto?
Quando o HTPC é bem estruturado, é possível oferecer formação para os membros da equipe docente para que eles executem o trabalho de forma coerente e articulada. 
É nesse espaço que os professores vão aprender as didáticas específicas de cada conteúdo e analisar as práticas de ensino com a coordenação pedagógica. Com isso, as aulas melhoram e os alunos aprendem mais. 

Possíveis equívocos 
O erro mais comum é ter o HTPC previsto na rotina, mas usá-lo para a discussão de textos desconectados dos problemas de sala de aula, com atividades individuais (corrigir lição, por exemplo) ou até para descanso. 
Outro equívoco é reunir docentes de séries distantes, que têm demandas de naturezas diversas - e assim não atender nenhuma. Ou então deixar os professores trabalhando sem a orientação efetiva da coordenação. 

A Secretaria que implantar o HTPC deve:
- Garantir que o HTPC esteja previsto na carga horária do professor e na rotina das escolas com duração adequada para a realização de um trabalho consistente. 
- Criar uma política de orientação e valorização desse horário. 
- Oferecer cursos para os coordenadores pedagógicos em que eles aprendam estratégias de formação de professores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário