terça-feira, 26 de abril de 2011

Prefeito Eider Medeiros e Secretária de Educação Raquel Viana participam, nesta terça-feira (26/04), de  reuniões com pautas voltadas para a educação. Na ESMARN- Escola de Magistrados,  a pauta é o Projeto Justiça e Escola com a Desembargadora Dra.Zeneide. Na SEEC com  a Secretária Estadual de Educação Betânia Ramalho. Pauta: Parcerias e Situação do Ensino Médio.

Assessoria de Imprensa

A Secretaria de Educação, consternada com o falecimento dos parentes dos nossos educadores, YURI E ANA PAULA, vem em nome de todos aqueles que fazem a educação local, prestar seus pêsames aos colegas, professores e seus familiares nesse momento de dor.



SEMANA AÇÃO MUNDIAL
EDUCAÇÃO NÃO DISCRIMINATÓRIA É O TEMA DA
SEMANA AÇÃO MUNDIAL
Que a escola é um palco de aprendizagem, de amizade e de descobertas, não é segredo para ninguém. Mas também é na escola que são alimentadas e mantidas as mais diferentes discriminações. É comum um colega chatear o outro por causa da raça diferente da dele. E isso afeta diretamente o rendimento do aluno. Um levantamento do Inep de 2007, por exemplo, revelou que 70% das crianças brancas conseguem concluir o ensino fundamental. Entre as negras, esse índice não passa de 30%. Um pouco mais tarde, na adolescência, a situação não é muito diferente. O analfabetismo atinge quase duas vezes mais os negros de 12 a 17 anos quando comparados com os brancos. Além do racismo, há casos de discriminação por gênero, etnia, orientação sexual, diferenças ou deficiências físicas e até mesmo por motivos religiosos. Alunos, familiares e profissionais de educação adeptos de religiões de matriz africana, como candomblé e umbanda ,são discriminados diariamente nas escolas brasileiras. Humilhações, isolamento e violência física são algumas das situações de intolerância religiosa. Sabendo de todos desses e de outros problemas, a Campanha Global pela Educação instituiu, em 2003, a Semana de Ação Mundial. É uma maneira de pressionar e exigir dos governos de todo o mundo que cumpram os acordos internacionais da área. Entre eles, o Programa de Educação para Todos, instituído na Conferência Mundial de Educação da Unesco, em 2000. No Brasil, a Semana é coordenada pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação e será realizada entre os dias 2 e 8 de maio. Este ano o lema é "Diferenças, sim. Desigualdades, não".

Nenhum comentário:

Postar um comentário