quarta-feira, 5 de maio de 2010

SECRETARIA E COORDENAÇÕES TRAÇAM METAS

A Secretaria de Educação junto as coordenações iniciaram as ações de seu plano de trabalho e já articulam e  monitoram dentro da própria sede e nas escolas as metas e ações para o ano letivo.

Medidas administrativas vem sendo tomadas, metas estão sendo estipuladas, projetos de lei e pedagógicos, monitoramento das ações e do desempenho profissional estão sendo elaborados atraves de instrumentais,cronogramas e relatórios  serão analisados  e acompanhados com mais exatidão através de reuniões e  visitas de campo ás escolas.

Chegou a hora de começarmos a comparar os dados de desempenho da educação como um todo. Desde a gestão das escolas, o desempenho e pro atividade do RH dos diversos setores da educação, balanço patrimonial, e gestão dos recursos dos PDE's.

A Secretaria de Educação Raquel reforça que a participação dos conselhos, dos pais e a  e voz dos alunos nos debates, problemáticas e decisões das escolas são essenciais. Gestão democrática e/ou participativa é o caminho para as mudanças na educação. Por isso , todos os gestores escolares e suas equipes  preparam-se para avaliação de desempenho institucional e educacional e dessa vez a opinião de todos os segmentos das escolas terão vez e voz.

O objetivo deste trabalho não é a competição e sim o de estimulo a cada gestor em criar instrumentos e mecanismos de monitoramentos das ações da escola de forma que venha facilitar o gestor ter uma visão ampla de toda sua administração e verificar pontos fortes e fracos para busca de melhores resultados.

Os que não utilizavam nenhum instrumental ou sentiam dificuldades na elaboração, a secretaria de educação dará o suporte técnico mediante as visitas.

Os aspectos observados na gestão das escolas serão:

*Gestão dos Resultados Educacionais
Melhoria nos resultados de desempenho das escolas
rendimento, frequencia e proficiência dos alunos
Melhoria do PPP quanto ao monitoramento e avaliação de resultados
Análise dos dados estatísticos internos e externos como instrumento para melhorias educativas.
Satisfação da comunidade escolar pelos resultados obtidos.
Transparencia na divulgação de Resultados


*Gestão Participativa
Planejamentos, planos de ação compartilhados, atuação dos conselhos e  outros orgãos colegiados  como grêmios,
Melhoria na comunicação com a comunidade escolar
Reunões periódicas com toda a equipe e comunidade


*Gestão Pedagógica
Proposta Curricular atualizada
Prioridade na aprendizagem dos alunos
Inovação das práticas pedagógicas
Organização do tempo e espaço escolar




*Gestão de Pessoas
Envolvimento e compromisso de professores , funcionários, pais e alunos com o projeto da escola
Qualificação profissional contínua
Clareza na competencia das atividades  exercidas por cada funcionario da escola
Avaliação de desempenho profissional
Valorização e reconhecimento do profissional no seu trabalho 
Observancia dos direitos e deveres da comunidade escolar




* Gestão de Seviços e Recursos
Práticas de gestão de serviços de apoio, recursos físicos e financeiros,
Organização de registros escolares,
Preservação do patrimonio escolar,
Combate ao desperdício
Captação de recursos didáticos e financeiros.



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