quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

GESTÃO E RESULTADOS


A Secretaria Municipal de Educação de Alto do Rodrigues fechou o ano de 2011 com muitas ações concretizadas.
Raquel Soares Viana, a professora com a missão de gerenciar o sistema municipal educação, avaliou 2011 como um ano positivo. A secretária concluiu seu 3º. ano frente a educação do município com um quadro favorável de ações pedagógicas e administrativas.
Para 2012, a professora Raquel Viana projeta implementar a educação com mais investimentos garantidos pela prefeitura municipal, e assim dar continuidade ao processo administrativo e ao projeto pedagógico elaborado por sua equipe.
Graças a uma política de planejamento, a educação de Alto do Rodrigues na atual gestão, ampliou a estrutura física com reformas das escolas, implementou a Lei do Piso Nacional dos Professores, a merenda escolar, o livro didático e o transporte escolar, que passou por uma renovação em sua frota e agora em 2012 contará com 4 novos ônibus adquiridos através do Programa Caminho da Escola em parceria com o Governo Federal.
Como apoio ao pedagógico, voltado para o ensino aprendizagem, a secretária desde que iniciou sua gestão que conta com o trabalho de assessoria do NDS (Núcleo de Desenvolvimento Social), que elabora e acompanha junto com equipe técnica pedagógica da secretaria projetos pedagógico e escolar. Os resultados desse trabalho são observados no IDEB obtidos pelas escolas e nos resultados finais do processo educacional.
Na busca de promover uma educação de qualidade, em 2010, a secretaria ofereceu aos professores do Ensino Fundamental do 6º. ao 9º. ano um curso de formação continuada GESTAR II. Em 2011 foi à vez do Ensino Fundamental, anos iniciais, participar do programa de formação continuada PRO-LETRAMENTO, voltado para alfabetização/letramento e matemática.
Com objetivo de obter melhor resultado de aprovação no IFRN, a secretaria também promoveu o curso do PROITEC junto aos alunos do 9º. ano do Ensino Fundamental, atendendo a demanda dos que se escreveram para seleção.
E para melhor desenvolver as ações projetadas para ano letivo de 2012, a secretária Raquel Viana já começou a definir políticas de gestão compartilhada com sua equipe e com parceiros que irão contribuir com esse novo processo de gestão. Além disso, serão executadas as ações projetas no PAR (Plano de Ações Articuladas) elaborado em parceria com o Governo Federal, teremos a conclusão de duas grandes obras que trarão muitos benefícios a nossa educação; o Centro Formação Profissional e a Creche Proinfância, sem contar com os projetos tracionais no calendários escolar idealizados pela secretaria, como: Jornada Pedagógica (fevereiro), Juventude Alto Controle – Talentos na mão certa! (março), Comemorações alusivas (páscoa, dia das mães, festa juninas, dias dos pais), Semana da Cultura (setembro), Consciência Negra (novembro) e confraternização de fim de ano (dezembro).
Com a aproximação do início do ano letivo no dia 13 de fevereiro, a secretária já articula o cronograma de atividades que serão apresentadas aos professores e convidados. O projeto maior será o da Justiça e Escola; uma ação formativa que será trabalhada através de uma parceria da Secretaria Municipal de Educação de Alto do Rodrigues com o TJRN. A princípio haverá a assinatura do convênio entre a Prefeitura e o Tribunal de Justiça Potiguar, em seguida será oferecido um treinamento de multiplicadores para atuarem nas escolas do município, com os seis pilares do programa: cidadania, senso de justiça, sinceridade, responsabilidade, respeito e zelo. Justiça e Escola é uma importante contribuição do Judiciário para a sociedade, promovendo a formação de cidadãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário