terça-feira, 31 de janeiro de 2012

CLÁUDIA SANTA ROSA FARÁ PALESTRA NO ALTO DO RODRIGUES

A educadora norte-rio-grandense Cláudia Sueli Rodrigues Santa Rosa fará uma palestra na abertura da 23ª Jornada Pedagógica do Alto do Rodrigues, com o tema: “Ampliando o tempo e o modo de aprender além da sala de aula”. No seu site na internet, a educadora parabeniza a secretária, professora Raquel Vianna e equipe, pelo zelo na condução da Educação no município. Cláudia Santa Rosa e Raquel Vianna foram premiadas em 2010 numa Solenidade em Afonso Bezerra. Ela também faz um convido aos intenaltas a visitar o blog da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes: http://educarinformes.blogspot.com/

PERFIL DA EDUCADORA
A educadora norte-rio-grandense mais conhecida como Cláudia Santa Rosa, nasceu em Natal, no dia 9 de abril de 1971. Estudou em escolas das redes municipal e estadual. Em 1988, concluiu o curso de Magistério - o ensino médio profissionalizante. Em 1995 colou grau superior no Curso de Formação de Professores para o Magistério pela Universidade Regional do Rio Grande do Norte. Em 1999, concluiu a pós-graduação em Psicopedagogia, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, onde também concluiu o seu Mestrado em Educação. Em seguida, iniciou o Doutorado em Educação, realizando estágio Universidade do Porto  em  Portugal. Em 2004 fundou junto com outras educadoras o Instituto de Desenvolvimento da Educação (IDE) uma organização não governamental. A instituição já foi merecedor de voto de louvor da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. Em 2008, a educadora também ajudou a criar duas redes de mobilização: a Rede de Promoção da Leitura no Norte-Nordeste e a Rede Nacional de Educadores Românticos Conspiradores. Atualmente, ela coordena projetos desenvolvidos em escolas públicas, através do IDE; mantém as suas atividades na rede pública estadual, presta consultorias e assessorias pedagógicas para instituições particulares, governamentais e não-governamentais, além de atender a convites para palestras, cursos e oficinas pedagógicas voltadas para a formação continuada de profissionais da educação. As suas idéias podem ser conferidas em uma série de artigos publicados em jornais, revistas, capítulos de livros e no blog que mantém na internet. Os seus posicionamentos sobre educação tem sido fonte para inúmeras matérias publicadas na imprensa escrita e falada. 

FORMAÇÃO ACADÊMICA:

Doutora em Educação (2008) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte / Universidade do Porto – Portugal – Linha de Pesquisa: Práticas Pedagógicas e Currículo. A pesquisa foi desenvolvida no período de outubro de 2005 a março de 2006, na Escola da Ponte – Portugal. Título da Tese defendida em abril de 2008: “Fazer a Ponte para a Escola de Todos (as)”.
Mestra em Educação (2004) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte – Linha de Pesquisa: Práticas Pedagógicas e Currículo – Título da Dissertação defendida em 08 de março de 2004: Pedagogia Freinet: a construção de uma práxis em turmas de 5ª a 8ª Séries.
Pós-graduada em Psicopedagogia (1999) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com estágios nas áreas Clínica e Institucional – Título da Monografia: O espaço para pergunta na escola e a relação com o processo de aprendizagem.
Professora (1995) – Universidade Estadual do Rio Grande do Norte - Licenciatura Plena com habilitação para o magistério na Educação Infantil e às séries iniciais do Ensino Fundamental – Título do Memorial de Formação: Formação e ação docente - presente, reflexo do passado e causa do futuro.
ATIVIDADES DO MOMENTO:
Associada Fundadora do Instituto de Desenvolvimento da Educação – IDE e Coordenadora do projeto “Escola de Leitores” e de outras ações na área de fortalecimento da escola pública.
Coordenadora Pedagógica e idealizadora do projeto “Casa de Saberes”, da Escola Estadual Hegésippo Reis, em Natal, experiência de educação na cidadania.
Associada Fundadora do Instituto Brasileiro de Estudos, Pesquisas e Formação para a Inovação Social (IBEPIS) e Consultora junto ao projeto de “Formação para a Intervenção Sociopsicoeducativa na Área de Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes”.
Consultora Pedagógica do Complexo Educacional Contemporâneo, em Natal/RN.

PUBLICAÇÕES EM LIVROS:
SANTA ROSA, Cláudia. A práxis político-pedagógica de Freinet e o contributo para a escola do século XXI. MARTINS, Angela Maria Souza; BONATO, Nailda Marinho da Costa (Organizadoras). Trajetórias Históricas da Educação. Rio de Janeiro: Rovelle, 2009. (no prelo).
SANTA ROSA, Cláudia; OLIVEIRA, Maria Evania de. (Organizadoras). Mais de 50 Narrativas: ensaios livres de crianças e de adultos. Natal: IDE, 2007.
SANTA ROSA, Cláudia. Lugares Onde Moram as Palavras. In: GARCIA, Edson Gabriel. Prazer em Ler Volume 2: Registros esparsos da emoção do caminhante nas lidas com a mediação da leitura. São Paulo: Instituto C&A / CEMPEC, 2007.
SANTA ROSA, Cláudia (Organizadora). Pedagogia da Co-responsabilidade: ensaios sobre um projeto de construção de uma Escola de Todos. Natal: IDE, 2006.
SANTA ROSA, Cláudia. Uma proposta para a construção de uma Escola de Todos. In: SANTA ROSA, Cláudia (Organizadora) Pedagogia da Co-responsabilidade: ensaios sobre um projeto de construção de uma Escola de Todos. Natal: IDE, 2006.
SANTA ROSA, Cláudia Sueli Rodrigues. Uma aula sem lousa e sem giz. In: PARCELLE, Eugênio (Org.). Um olhar sobre o CEDUC. Natal: Companhia TerrAmar/UNICEF, 2002.

SOLINO, Antonia da Silva; SANTA ROSA, Cláudia Sueli R. et al.. Necessidades Sociais – Educação. (Capítulo 6). In: NATAL, Prefeitura Municipal do. Natal 2015: Bases Referenciais para o Planejamento Estratégico da Região Metropolitana do Natal. Natal/RN: Consórcio Natal 2015 – Prefeitura Municipal do Natal, 2000.

Também publicou diversos artigos em jornais, anais de encontros, revistas e sites especializados em educação, sempre tratando de temas pedagógicos e educacionais. Nos últimos 13 anos concedeu entrevistas e contribui como fonte para centenas de matérias realizadas por veículos de comunicação locais e nacionais, disseminando os projetos que toma parte e as suas reflexões nas áreas de educação e de políticas públicas de proteção aos direitos da criança e do adolescente. 

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