Qual a motivação para a escolha do tema da 8ª Semana da 2010 em Alto do Rodrigues?
Você pode estar se perguntando.
Primeiro um breve histórico para que conheçamos a origem da temática que é bem mais global do que pensamos.
A Assembléia Geral das Nações Unidas proclamou o ano 2000 como o Ano Internacional por uma Cultura de Paz. A UNESCO é a responsável pela coordenação das atividades de comemoração do Ano Internacional por uma Cultura de Paz.
Um grupo de Prêmios Nobel da Paz esteve reunido em Paris para a celebração do 50º Aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos e juntos redigiram o "Manifesto 2000 por uma Cultura de Paz e Não-Violência".
O que é o MANIFESTO 2000?
O Manifesto 2000 por uma Cultura de Paz e Não-Violência foi escrito por um grupo de Prêmios Nobel da Paz, com o fim de criar um senso de responsabilidade que se inicia em nível pessoal - não se trata de uma moção ou petição endereçada às altas autoridades.
É responsabilidade de cada um colocar em prática os valores, as atitudes e formas de conduta que inspirem uma cultura de paz. Todos podem contribuir para esse objetivo dentro de sua família, de seu bairro, de sua cidade, de sua região e de seu país ao promover a não-violência, a tolerância, o diálogo, a reconciliação, a justiça e a solidariedade em atitudes cotidianas.
O Manifesto 2000 foi lançado em Paris no dia 04 de março de 1999 e esteve aberto para assinaturas do público geral em todo o mundo. Para assinar, bastava acessar o site http://www.unesco.org/manifesto2000 ou enviar o seu compromisso pessoal a um dos Escritórios da UNESCO no mundo.
Estamos a uma década da apresentação deste manifestação mundial de compromisso com a paz e sabendo que a paz começa em nós mesmos, vamos dissemina-la de forma criativa e educativa envolvendo todos os atores no processo de formação e valorização da cidadania do Alto do Rodrigues.
Assinaremos espontaneamente o nosso manifesto municipal, por uma cultura de paz
Reconhecendo a nossa cota de responsabilidade com o futuro da humanidade, especialmente com as crianças de hoje e as das gerações futuras, comprometendo-nos em nossa vida diária, na nossa família, no nosso trabalho, na nossa comunidade, no nosso país e na nossa região:
- Respeitar a vida
- Rejeitar a violência
- Ser generoso
- Ouvir para compreender
- Preservar o planeta
- Redescobrir a solidariedade
Nenhum comentário:
Postar um comentário