terça-feira, 31 de julho de 2012

Jern’s 2012

Alunos da cidade de Alto do Rodrigues tem se destacado nos JERN’s 2012, etapa regional. Nesta edição a Escola Municipal Francisco de Oliveira Melo já é campeã na MODALIDADE SOCIETY. Os atletas da escola conseguiram a seguinte classificação:

1°. Lugar Mirim/Masculino

2°. Lugar Infantil/Masculino

3°. Lugar Juvenil/Masculino

Os alunos estão de parabéns pelo exemplo de excelente desempenho. 

segunda-feira, 30 de julho de 2012

PLANEJAMENTO BIMESTRAL

Professores da rede municipal de ensino participaram, no último sábado (28/07), do planejamento bimestral. As atividades aconteceram na Escola Municiapal Francisco de Oliveira Melo e contou com a participação do Secretário Heriberto Bezerra, a Secretária Adj. Mailde Aparecida, Coordenadores, supervisores e uma atração especial circense, com uma proposta de trabalho voltada para pedagogia

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Cadastro no Educacenso 2012

Caros diretores,
 O cadastro no educacenso termina próximo dia 31 de julho. O objetivo principal é fazer o levantamento de dados individualizados de cada estudante, professor, turma e escola do país, tanto das redes públicas (federal, estaduais e municipais) quanto da rede privada.

VIII Conferência Nacional de Educação

VIII Conferência Nacional de Educação da CNTE já tem data marcada. De 19 a 21 de setembro, trabalhadores em educação do país inteiro se reunirão em Recife, Pernambuco, para discutir a pedagogia no Brasil e na América Latina, à luz do Movimento Latinoamericano Paulo Freire.

quarta-feira, 25 de julho de 2012

O Secretário de Educação Heriberto Bezerra se reuniu na manhã desta terça-feira (24/07), na Escola Municipal Luiz Moreira da Silva com pais, técnicos e professores que atuam com alunos portadores de necessidade. O objetivo da reunião era promover a articulação com todos os interessados, a fim de melhorar o atendimento do AEE

segunda-feira, 23 de julho de 2012

ProITEC 2012

Alunos da rede municipal e estadual de ensino participaram neste domingo(22) da primeira avaliação do ProITEC 2012. A avaliação foi aplicada nos diversos campus do IFRN, das 13h às 17h. Os candidatos têm esta segunda-feira, dia 23/07, para entrar com recursos contra as respostas ou questões objetivas: A prefeitura disponibilizou dois ônibus com destino para Macau e Ipanguaçu.
 Para proceder à interposição de recurso contra o gabarito ou o conteúdo das questões de múltipla escolha, o candidato deverá observar os seguintes procedimentos:
a)      acessar o endereço ingresso.ifrn.edu.br, preencher os dados do quadro "Buscar inscrição" - como foi feito para imprimir o cartão de inscrição);
b)      preencher integralmente o Requerimento de acordo com as instruções nele constantes;
c)       enviar eletronicamente o Requerimento e imprimir o Comprovante de Solicitação.


Pacto Nacional pela Alfabetização

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios cujo objetivo é assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. Ao aderir ao Pacto, os entes governamentais se comprometem a:
i. promover todas as ações necessárias para alcançar esse objetivo, incluindo a mobilização dos atores sociais e políticos e a implementação de programas específicos, tais como as Ações do Pacto;
ii. aplicar a Provinha Brasil no início e no final do 2º ano do ensino fundamental, registrando e analisando estes dados em um sistema específico que o INEP disponibilizará a partir de 2013;
iii. aplicar as avaliações externas que o INEP realizará com os alunos concluintes do 3º ano do ensino fundamental, cuja primeira aplicação acontecerá no final de 2014.
 As Ações do Pacto, por sua vez, são um conjunto integrado de ações, materiais e referências curriculares e pedagógicas a serem disponibilizados pelo MEC, que contribuem para a alfabetização e o letramento, tendo como eixo principal a formação continuada dos professores alfabetizadores. Estas ações apoiam-se em quatro eixos prioritários de atuação:
1.Formação continuada dos professores alfabetizadores, com pagamento de bolsa de estudo;
2.Materiais pedagógicos e literários entregues para cada turma do ciclo de alfabetização;
3.Avaliações periódicas, incluindo a aplicação e registro dos resultados da Provinha Brasil, e uma avaliação externa aplicada pelo INEP ao final do ciclo de alfabetização;
4.Gestão, controle social e mobilização, apoiados num arranjo institucional que reúne todos os atores envolvidos no Pacto.

Ministério da Educação
Secretário de Educação Básica

terça-feira, 17 de julho de 2012

Educacenso 2012 o censo escolar

Atenção Diretores!
Educacenso 2012 começou no dia 30 de junho e vai até 31 de julho. O censo da educação  tem como finalidade levantar dados individuais de cada professor, turma, estudantes  e escola do brasil da rede pública e privada. E será com base nesses dados que serão feitos planejamento e distribuição de recursos para livros didáticos, transporte escolar, alimentação. 

JEAR'S tem sua primeira reunião

Na tarde desta segunda-feira (16), aconteceu a primeira reunião a respeito da realização dosJEAR'S 2012 (JOGOS ESCOLARES DE ALTO DO RODRIGUES). Esse primeiro encontro aconteceu na Secretaria de Educação, com o Secretário Municipal de Educação, Cultura e Desportos, o Sr. Heriberto, também estiveram presentes os Coordenadores de Esportes, Ciléa Caetano e Canindé Tomaz, as Coordenadoras Pedagógicas Edcéa e Emanuela, e mais Junior de Babá e Erasmo (membros da Secretaria de Educação). Na oportunidade, foi apresentado o projeto dos jogos escolares ao Secretário Heriberto, onde ficou definido que os jogos acontecerá no período de10 a 17 de agosto, com a disputa de oito modalidades, Atletismo, Futsal, Futebol de Areia, Volei de Dupla, Capoeira, Jiu-Jitsu, Box Chinês e Xadrez, nas categorias Mirim, Infantil, Juvenil e Adulto, Masculino, e algumas categorias Feminino. Os Jogos Escolares será uma realização da Prefeitura Municipal de Alto do Rodrigues, através da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto, e terá a Coordenação do Departamento de Esportes.

Próxima Reunião
A próxima reunião ficou agendada para o dia 19 de julho (quinta-feira), ás 15:00 horas, na Secretaria de Educação, onde na oportunidade, será apresentado o projeto aos Diretores de Escolas Municipais, Estaduais e Particulares.
Por Canindé Tomaz




UFRN: Comperve divulga resultado do vestibular à distância 2012

 Comissão Permanente do Vestibular (COMPERVE) divulgou o resultado das provas objetivas do vestibular a distância da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O resultado está disponível www.comperve.ufrn.br/

As provas foram aplicadas no dia 03 de junho de 2012. Os candidatos concorreram a vagas nas licenciaturas em Educação Física, de Letras – Língua Portuguesa, Geografia, Ciências Biológicas, Matemática, Pedagogia, Química e Física.
Os cursos estão distribuídos nos polos de Caicó, Caraúbas, Currais Novos, Extremoz, Grossos, Guamaré, Luís Gomes, Macau, Marcelino Vieira, Martins, Natal, Nova Cruz e Parnamirim.
Estão de parabéns os colaboradores da Secretaria de Educação que foram aprovados: o Secretário Heriberto Bezerra (Ciências Biológicas) e as coordenadoras: Emanuella Moura e Ismaelita Gregório, ambas para o curso de Pedagogia, e todos os demais aprovados no município. Sucesso a todos!

segunda-feira, 16 de julho de 2012

ProInfo Integrado

O Secretário de Educação, Heriberto Bezerra se reuniu com técnicos e supervisores escolares para tratar sobre o  ProInfo Integrado. O programa oferecido pelo MEC em parceria com o município. O objetivo da reunião foi avaliar Proinfo.



PRÓ-LETRAMENTO - REVEZAMENTO

Na última sexta-feira dia 13/07, os orientadores de estudos do Pró-letramento, Erasmo Leonez (Alfabetização e linguagem) e Manoel Adeilton (Matemática), concluíram o 1°. Fascículo do Pró-letramento, etapa de revezamento.  O fascículo I trata das capacidades lingüísticas: alfabetização e letramento.







Educação realiza capacitação para formadores locais do Projeto Trilhas

















A Secretaria de Estado da Educação realizou na última sexta-feira (13/07), na Escola Municipal Francisco de Oliveira Melo, uma capacitação do Projeto Trilhas com os professores da rede. A capacitação faz parte do encontro estadual da Rede de Ancoragem do Projeto Trilhas, que tem o objetivo de estimular a leitura entre os alunos a partir de seis anos. No encontro foi apresentado o projeto e os procedimentos para ser aplicado nas escolas. O Projeto Trilhas é uma iniciativa do Instituto Natura, em parceria com o Centro de Educação e Documentação para Ação Comunitária (CEDAC), com apoio do Ministério da Educação (MEC), UNDIME, CONSED e secretarias estaduais e municipais de educação. 







quinta-feira, 12 de julho de 2012

Curso de Prevenção do Uso de Drogas para 70.000 Educadores de Escolas Públicas

A Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD), do Ministério da Justiça em parceria com Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC) lançam a 5ªedição do Curso de Prevenção do Uso de Drogas para 70.000 Educadores de Escolas Públicas.

O Curso é totalmente gratuito e executado pelo PRODEQUI/PCL/IP da Universidade de Brasília UnB. Esta oferta é parte integrante do Plano Crack, é possível vencer?, que no eixo prevenção prevê ampla capacitação para profissionais das redes de educação, segurança pública, saúde e
assistência social, além de conselheiros e lideranças comunitárias e religiosas.

Todo o processo de inscrição e seleção deve ser acompanhado no site educadores.senad.gov.br

Requisitos obrigatórios para inscrição

1)Ser educador efetivo ou temporário de Escola Pública estadual, municipal ou do Distrito Federal do ensino fundamental ou médio de todo o Brasil, em exercício em unidades de ensino;

2) Realizar inscrição on-line no período determinado (1º a 15 de Julho) e confirmá-la se selecionado.

Critérios de classificação: As 70 mil vagas serão preenchidas obedecendo aos seguintes critérios de prioridade:

1)Escolas das Unidades Federativas pactuadas no Plano "CRACK, é possível vencer!"

2) Grupos de no mínimo 5 e no máximo 10 educadores cursistas por escola;

3) Escolas que tenham inscrito membros da gestão administrativa e/ou pedagógica (direção, coordenação pedagógica, orientação educacional, administração escolar, supervisão escolar, entre outros);

4) Escolas inseridas em Programas do MEC, tais como: PSE (Programa Saúde na Escola), SPE (Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas), Programa Mais Educação, Programa Educação Integral, Programa Ensino Médio Inovador, Programa Escola Aberta e outros.

Período do curso:agosto /2012 a abril /2013

Objetivo do curso: formação de educadores das escolas públicas para elaboração e implementação coletiva de um projeto de ações preventivas para a escola, contribuindo com o fortalecimento da comunidade escolar na prevenção ao uso de drogas.

Metodologia/ Material pedagógico: curso à distância, oferecido em plataforma moodle, composto de 5 módulos, com tutoria virtual no período de 8 meses do curso.

Cada cursista receberá um Kit individual de material pedagógico, composto de livro-texto e DVD.

Condições pedagógicas exigidas pelo curso: os educadores inscritos deverão ter acesso à Internet e disponibilidade semanal para estudo e realização das atividades exigidas pelo curso, com apoio institucional para a realização do projeto de prevenção do uso de drogas da escola.

Certificação: os educadores cursistas aprovados receberão Diploma de Curso de Extensão Universitária, de carga horária de 180 horas, emitido pela Universidade de Brasília - UnB.

INFORMAÇÕES E DÚVIDAS:
Prodequi - Universidade de Brasília O telefone de contato para dúvidas de inscrições dos cursistas será
(61) 3107-8912, e o e-mail: tirandoduvidas.prodequi@gmail.com.

quarta-feira, 11 de julho de 2012

ADIAMENTO DOS JERNS/2012

COMUNICAMOS, QUE POR ORIENTAÇÃO DA CODESP, OS JERNS/2012 QUE TINHA DATA PREVISTA DE 13/07 PARA INÍCIO, FOI ADIADO PARA O DIA 27/07. AGUARDEM MAIORES INFORMAÇÕES E GOSTARÍAMOS QUE INFORMASSEM AOS PROFESSORES E ATLETAS INSCRITOS.




Cursos do Proinfo

Cursos do Proinfo: Introdução a Educação Digital, Ensinando e Aprendendo com as TIC e Elaboração de Projetos. Os cursos deverão iniciar impreterivelmente na primeira semana de agosto.
As inscrições irão até o dia 17 de julho (terça-feira).

segunda-feira, 9 de julho de 2012

5ª edição do Curso de Prevenção ao Uso de Drogas para Educadores de Escolas Públicas

Estão abertas as inscricões da 5ª edição do Curso de Prevenção ao  Uso de Drogas para Educadores de Escolas Públicas – edição 2012, resultado de parceria entre Secretaria Nacional sobre Drogas/SENAD/MJ, Secretaria de Educação Básica/SEB/MEC e Universidade de Brasília/PRODEQUI/PCL/IP/UnB.
Período do curso: agosto/2012 a abril/2013
Objetivo do curso: formação de educadores das escolas públicas para elaboração e implementação coletiva de um projeto de ações preventivas para a escola, contribuindo com o fortalecimento da comunidade escolar na prevenção ao uso de drogas. 

Secretária Adjunta de Educação participa de Congresso em Brasília

A Secretária Adjunta de Educação Mailde Aparecida Rodrigues, a Supervisora Escolar Maria de Fátima Tavares e a Professora Dalvanira Morais estão participando, em Brasília, de um  Congresso Brasileiro de Saúde. O evento terá oportunidade de reafirmar a atenção Primária à Saúde como estratégica para a garantia do direito à saúde para todos os cidadãos brasileiros.

quinta-feira, 5 de julho de 2012

PROGRAMAÇÃO DE FÉRIAS Julho - 2012

PROGRAMAÇÃO DE FÉRIAS
Julho - 2012

CURSO 1:
ADAPTAÇÕES CURRICULARES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS – 120 horas
02 de julho a 03 de agosto de 2012

CURSO 2:
CURSO PEDAGOGIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL – 120 horas
02 de julho a 03 de agosto de 2012
  
CURSO 3:
CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES TUTORES PARA EAD – 120 horas
02 de julho a 03 de agosto de 2012
  
CURSO 4:
CURSO DE FORMAÇÃO DOCENTE EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – 120 horas
02 de julho a 03 de agosto de 2012

CURSO 5:
CURSO DE FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO SOCIOEDUCACIONAL  – 120 horas
02 de julho a 03 de agosto de 2012
  
CURSO 6:
CURSO DE GESTÃO EDUCACIONAL E DA APRENDIZAGEM – 120 horas
02 de julho a 03 de agosto de 2012

CURSO 7:
CURSO INTRODUÇÃO À NEUROPSICOPEDAGOGIA – 120 horas
02 de julho a 03 de agosto de 2012

CURSO 8:
CURSO PRESSUPOSTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – 120 horas
02 de julho a 03 de agosto de 2012

CURSO 9:
CURSO TDAH - UM TRANSTORNO DA ATUALIDADE – 120 horas
02 de julho a 03 de agosto de 2012

CURSO 10:
CURSO TECNOLOGIA APLICADA E QUALIDADE NA EDUCAÇÃO – 120 horas
02 de julho a 03 de agosto de 2012



Os nossos Cursos realizados na modalidade EaD, está dividido em módulos semanais/quinzenais e exigirá maior dedicação e leitura dos textos, além de precisão quanto as datas limites estabelecidas. Portanto, solicitamos que atentem para os prazos de entrega das atividades e participações requeridas.

INVESTIMENTO E PAGAMENTO:

Investimento único de  R$ 60,00 (sessenta reais) por Curso e não há mais nenhuma parcela e/ou mensalidade.

Em caráter excepcional, os que se inscreverem em 02 (dois) Cursos até o dia 05/07/2012 poderão escolher um terceiro Curso GRATUITAMENTE. Podendo este ser para si ou doá-lo a outro Colega Educador(a)

Todos(as) que se inscreverem até o dia 05/07/2012 estarão automaticamente inscritos (as) no primeiroCurso de Especialização Profissional ministrado pelo CEFOP/FAPAZ, cujo título é CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO PROFISSIONAL EM PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA: GESTÃO E PROCESSOS ACADÊMICOS – 420 horas de duração que será realizado durante o 2º semestre/2012. Início 18/08/2012 e conclusão em janeiro/2013. Totalmenteon line.

O valor correspondente a este serviço deverá ser depositado em uma das contas a seguir, cujo titular em qualquer delas é o professor José Flávio da Paz, Coordenador desta iniciativa:

Banco do Brasil - Ag. 4486-5 / C/C 8.286-4
BRADESCO - Ag. 3224-7 / C/C 63065-9
  
CERTIFICAÇÃO:

Os Certificados serão emitidos em formato PDF e enviados via e-mail num prazo máximo de 30 (trinta) dias após a conclusão do Curso.

No certificado constará de carga horária total do Curso, bem como, o programa do curso e dados do registro na nossa Instituição.


PRAZO DE INSCRIÇÂO:
Inscrições serão aceitas se solicitadas impreterivelmente até o dia  05 de julho de 2012. Para tanto, basta enviar e-mail solicitando a sua inscrição juntamente com o SEU NOME COMPLETO e SEM ABREVIATURAS, NOME DO CURSO e o NÚMERO DO COMPROVANTE DO DEPÓSITO ou TRANSFERÊNCIA, para: cefop2@gmail.com.

Realizado este procedimento aguarde até o dia 05/07/2012, ocasião que serão enviados LOGIN e SENHA para acesso a plataforma e, consequentemente, ao conteúdo do Curso.

BASE LEGAL e VALIDADE DOS NOSSOS CERTIFICADOS

Nossos Cursos tem como Base Legal nos artigos 67 e 87, inciso III, da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996; nos artigos 1° e 3° do Decreto Presidencial N° 5.154, de 23 de julho de 2004, e artigo 11, Inciso II, da Resolução CNE n° 04/99, Conselho Nacional de Educação.

O Curso terá início Imeditamente após a confirmação da sua inscrição e término em 03 DE AGOSTO DE 2012. 
O Curso acontecerá na plataforma Moodle: http://eadcursos.mdl.gnomio.com,  totalmente on line

GENTILEZA DIVULGAR!!

Sintam-se à vontade!! Bons estudos e um excelente Curso!

Abraços e realizações em nossas vidas pessoais e profissionais.

Atenciosamente.

PROF. JOSÉ FLÁVIO DA PAZ
Diretor Geral do CEFOP/FAPAZ
(84) 8801 7458 / 9114 0840