terça-feira, 31 de maio de 2011

VEM AÍ O IV PASSEIO VERDE



 A programação inicia-se nesta terça-feira (01/06) no Ponto de Cultura Recriar, e se estenderá durante toda semana, culminando com Passeio Verde. Confira.
Dia
Local
Escola
Horário
01/ 06/2011
(Quarta-feira)
Ponto de cultura
Escola M. Francisco de O. Melo
8h:00 às 9h:30
02/06/2011
(quinta-feira)
E. M.E.
 Arlindo Martins – Tabatinga
E. M.E.
 Arlindo Martins.
8h:00 às 11h:00
03/06/2011
(sexta-feira)
E.E. Prof. Luiz Carlos
E.E. Prof. Luiz Carlos
8h:00 às 9h:30
 Sábado: 04/06/11
Ponto de Cultura Recriar – Apresentação cultural
Ø    Grupo de capoeira
Ø    Grupo de percussão (material alternativo – pau e lata)
Ambiente cultural – aberto para visitação
Mostra dos resultados das oficinas/palestras realizadas nas escolas
 A Prefeitura Municipal, a Secretaria de Educação e Ambientar (Associação Pelo Meio Ambiente de Alto do Rodrigues) promoverão, no próximo sábado (04/06), o IV PASSEIO VERDE, em comemoração ao “Dia Mundial do Meio Ambiente”. Na ocasião acontecerá um passeio ciclístico envolvendo toda comunidade  visando a promoção de hábitos saudáveis em prol de melhor qualidade de vida. Será uma tarde de lazer sócio educativa. Traga toda sua família e venha participar! Concentração no largo da Praça Joaquim Rodrigues a partir das 16h com apresentação de Roda de Capoeira e Grupo de Percussão RECRIARTE do Ponto de Cultura RECRIAR. O retorno ao mesmo local será ás 18h onde haverá  sorteios de prêmios e entrega de brindes.      
 
TESTE DE ACEITABILIDADE 
DA MERENDA ESCOLAR
A Secretária Raquel Viana solicitou ao departamento de alimentação escolar da Secretaria de Educação  a Aplicação de um Teste de Aceitabilidade, com objetivo de avaliar a merenda escolar oferecida no Município Alto do Rodrigues. A aplicação do teste de aceitabilidade realizado nos dias 23 e 24 de maio, foi elaborado pela Nutricionista Érika Rejane com aprovação do Conselho de Alimentação Escolar (CAE), e aplicado com alunos da Escola Municipal Francisco de Oliveira . No questionário constavam perguntas relacionadas as preparações que devem ser oferecidas na merenda escolar para cumprimento do cardápio. Nele os alunos pontuam as preparações de acordo com o seu gosto dando notas de 1 a 5 que equivalem: 1 - detestei, 2- não gostei, 3- indiferente, 4- gostei e 5- adorei. O Teste de Aceitabilidade  é o conjunto de procedimentos metodológicos cientificamente reconhecidos destinados a medir o índice de aceitabilidade da alimentação oferecida aos estudantes atendidos pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), conforme resolução/ FNDE/CD/Nº 38. O teste será realizado nas demais escolas municipais afim de atender a legislação e, principalmente, para garantir a merenda escolar de qualidade aos alunos. 

segunda-feira, 30 de maio de 2011

EDUCAÇÃO DO CAMPO


Coordenadora Pedagógica e professora multiplicadora do Programa Escola Ativa da Secretaria Municipal de Educação, Aldeiza Ramos, participou do Curso de Extensão Escola Ativa e Educação do Campo - VI módulo - Tecnologia na Educação do Campo, em Natal. O Programa Escola Ativa foi criado para auxiliar o trabalho educativo com turmas multisseriadas, com o objetivo de aprofundar e propiciar melhores condições para o desenvolvimento da escola do campo.




sexta-feira, 27 de maio de 2011

Alô Bairro São Francisco e Região

O Cine Clube Olho Vivo apresenta:
"A ERA DO GELO 3" - AS ERAS SE MISTURAM.

Não percam é hoje, 27/05 (Sexta-feira), às 19h30, na Rua Profª. Maria do Socorro das Neves - 503
Rua da Parabólica - no Bairro São Francisco

Esperamos você
Entrada Franca e Censura Livre. 

quinta-feira, 26 de maio de 2011














MEC (Ministério da Educação) disponibilizará em seu portal na internet o simulado da Prova Brasil, com ele, os alunos do quinto e do nono ano do ensino fundamental público podem testar seus desempenhos em questões de língua portuguesa e de matemática. Segundo a assessoria do MEC, cerca de 5,2 milhões de estudantes devem fazer a Prova Brasil em 2011, sendo 2,6 milhões matriculados no quinto ano e 2,5 milhões no nono. De acordo com a coordenadora do ensino fundamental da Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC, Edna Martins Borges, a prova oficial será aplicada a todos os estudantes das redes públicas em escolas urbanas e rurais com, no mínimo, 20 alunos na turma avaliada. Além de identificar as habilidades desenvolvidas pelos alunos, o simulado ajuda os professores a organizar suas estratégias pedagógicas. A Prova Brasil acontecerá em novembro.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

EDUCACENSO ABRE HOJE

A Secretária Raquel Viana e a Coordenadora de Programas educacionais Galega participaram hoje em Natal do Encontro Estadual do EDUCACENSO. Reunião de sensibilização e apresentação da nova versão do programa do INEP que coletará dados sobre educação no Brasil.O educacenso colhe informações das escolas e traça um raio-x da educação no Brasil. É através dele que o MEC apresenta as estatísticas da educação básica do país.É também através do censo que são obtidas as percaptas e custo aluno para o FUNDEB.Tendo em vista a grande importância que os resultados do educacenso representa para a distribuição dos recursos financeiros do FUNDEB, a responsabilidade dos gestores e responsáveis pela coleta de dados aumentou. Os mesmos poderão responder administrativamente, cívil e judicialmente por informações "equivocadas" seja de qualquer ordem: dolosa ou culposa. A partir de hoje, 25 de maio,o sistema estará aberto para a coleta de dados, antes porém a secretaria de educação passará as informações e capacitação necessária para os gestores e técnicos das escolas como também o alto grau de responsabilidade na coleta de dados e na comprovação documental dos alunos.

terça-feira, 24 de maio de 2011

REUNIÃO DE ARTICULAÇÃO PRÓ-SELO UNICEF



 Foi realizado hoje (24/05), na Secretaria de Educação, com representantes dos vários segmentos da sociedade mais uma reunião do Grupo de Articulação Pró Selo UNICEF. A reunião contou com a participação da chefe de gabinete da educação Mailde Aparecida Rodrigues, a articuladora do Selo UNICEF no município, representantes da saúde, do Comdica e do conselho tutelar. O encontro teve como objetivo principal a apresentação dos guias de orientação educação e planejamento para trabalhar os temas:  a convivência com o semiárido, esporte e Cidadania. Todo trabalho será desenvolvido de acordo com o plano de atividades Pró  Selo UNICEF 2009 e 2012 




segunda-feira, 23 de maio de 2011

SECRETÁRIA VISITA ESCOLAS

A Secretária Raquel Viana realizou na manhã do dia 19, reunião na E.M Luis Moreira com  representantes da comunidade escolar para Levantamento Situacional da Escola e encaminhamentos.Na reunião a secretária pediu maior empenho na avaliação  resultados de aprendizagem dos alunos, melhor articulação entre os setores e também no cumprimentos das tarefas.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

CAPOEIRA - AULA INAUGURAL



Aconteceu hoje (20/05), no Ponto de Cultura, no Bairro São Francisco, a aula inaugural de capoeira. Além da participação dos alunos, tivemos também a apresentação do contra mestre Tapeira da cidade de Açu e o instrutor Fernando. Queremos agradecer a equipe do Ponto de Cultura pelo apoio e a Coordenadora de Esporte Cilea Caetano e principalmente a Secretaria de Educação pelo o incentivo.

Coord.de Esporte Cilea Caetano e professores de capoeira do vale





Aulões

primeiros passos





































praticando...


















 
 CURSOS GRATUITOS

EAD – INSCRIÇÕES ATÉ 03/06/2011
INVESTIMENTO E PAGAMENTO: Não há taxa de inscrição e/ou mensalidade, exceto o pagamento da taxa de emissão o Certificado de Participação, para aqueles que desejarem. O valor correspondente a este serviço será de R$ 10,00 (dez reais), Por Curso matriculado (a). Depositados em uma das contas a seguir, cujo titular, em qualquer uma delas é o professor José Flávio da Paz:
Aproveite suas férias ou recesso escolar!!!
Banco do Brasil - Ag. 4486-5 / C/C 8.286-4
BRADESCO - Ag. 3224-7 / C/P 63065-9

CURSOS OFERTADOS
1. ADAPTAÇÕES CURRICULARES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS – 60h
2. METODOLOGIA DO ENSINO APLICADO À EDUCAÇÃO DE SURDOS – 60h
3. EDUCAÇÃO, SOCIEDADE E COMPROMISSO SOCIAL DA ESCOLA – 60h
4. EDUCAÇÃO ESPECIAL E PSICOPEDAGOGIA – 60h
5. FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO DE SURDOS – 60h
Os Cursos serão realizados totalmente a distância com utilização da plataforma Moodle. Não havendo, portanto, necessidade de encontro presencial.
CERTIFICADO:
O término do curso se dará quando o aluno (a) realizar todo o cronograma proposto pelo professor/mediador do curso.
O certificado será encaminhado até 30 dias após a conclusão do curso e enviado para o endereço de e-mail informado pelo aluno, em formato PDF para impressão.

quinta-feira, 19 de maio de 2011

SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO PARTICIPA DE AUDIÊNCIA PÚBLICA

A secretária Raquel Viana e sua equipe da SMEC participaram da audiência pública organizada pelo COMDCA no dia 18 de Maio com a presença de autoridades, gestores, professores, igrejas e sociedade civil para o debate acerca do tema de Combate a violência e exploração sexual das crianças e adolescentes.Esteve presente o Exmo Dr.Marcos Adair, promotor de justiça que falou com muita propriedade sobre otema e reforçou o importante papel dos pais na educação dos filhos através das orientações basicas de proteção contra a violencia assédio e pedofilia. O diálogo aberto dos pais com os filhos ainda é o mais importante instrumento de prevenção aos abusos sexuais.Não se omita, não se cale. Oriente e proteja seu(s) filhos com informação e diálogo. Não se omita, nõ se cale denuncie os abusos. Disque 100
Sec. de Educação e Sec. de Comunicação na tribuna de honra

Secretária de Educação se pronunciando








   
pró-uca é apresentado na camara pela secretária
A secretária Raquel Viana e sua equipe da SMEC também compareceram a Sessão da camara dos vereadores para assistir a leiturra do PL que visa a aquisição de 600 laptops para os alunos dos anos iniciais da rede municipal de ensino. Na ocasião a palavra foi facultada a secretária para a explanação do PROJETO UM COMPUTADOR POR ALUNO - PROUCA que explicou da origem, objetivo, funcionalidade e benefícios dos equipamentos como instrumento de tecnologia a serviço da aprendizagem dos alunos na fase de letramento. A Camara foi favorável ao projeto desde que se adquira com os recursos próprios do município.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

PROGRAMAÇÃO 18 DE MAIO

Desde o dia 16 de maio a rede de proteção tem realizado palestras de conscientização nas escolas municipais sobre o Tema da Campanha Nacional de Combate a violência e exploração Sexual contra a criança e adolescente.  Aconteceu hoje pela manhã uma caminhada pela cidade de conscientização e alerta a população para que não fique omissa e sim denuncie os abusos. Estiveram presentes autoridades representantes da saúde, educação, Assistencia Social, PETI, Projovem, CRAS, COMDCA, Conselho Tutelar, professores e alunos. A noite acontece uma audiência pública no auditòrio do PSF3 com a presença da Promotoria Pública, autoridades locais, vários segmentos e representantes da sociedade.

terça-feira, 17 de maio de 2011

A Secretaria Municipal de Assistência Social, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), Conselho Tutelar e a Secretaria de Educação proverão, amanhã, 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, instituído pela Lei Federal 9.970/00, mais uma caminhada pelas principais ruas da nossa cidade. A concentração acontecerá na Escola Municipal Francisco de Oliveira Melo, às 08h00 da manhã. O objetivo principal será despertar a sociedade para a necessidade de mobilizar-se contra esse problema. Como política pública de prevenção é também uma das ações para obtenção do Selo UNICEF (2009/2012).


UNDIME - RN
A secretária de Educação Raquel Viana participa hoje de reunião de diretoria e coordenadores de Polo da Undime em Natal, para planejamento das ações e encaminhamentos da educação do RN. O grande desafio no Estado hoje é o cumprimento da Lei do Piso Salarial e os Planos de Carreira e a divulgação e participação social para as alterações do PNE ( 2011-2010)

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Iniciou-se nesta segunda-feira (16), em Natal, o segundo encontro de formação de orientador de estudos do Programa Pró-letramento. O encontro está acontecendo no Hotel Rifóles, em Ponta Negra, e se encerrará nesta quinta-feira (19). A Secretaria de Educação encaminhou os orientadores de estudos, Erasmo Leonez (Linguagem) e Manoel Adailton (Matemática) para participarem da formação e desenvolverem o programa junto aos professores da rede municipal de educação de Alto do Rodrigues.




sexta-feira, 13 de maio de 2011

Encerraram-se nesta sexta-feira (13/05), as ações de Educação Ambiental promovidas pelo IDEMA através do Projeto Caravana ecológica no município de Alto do Rodrigues. Foram três dias de programação com apresentação teatral, narração de estórias, biblioteca, oficinas de arte e cursos de capacitação para professores e agentes da sociedade civil. Além dessas atividades,  foram exibidos, em praça pública, filmes com temas ambientais. Alunos, professores, autoridades e representantes de diversos segmentos  visitaram os stands da Caravana Ecológico montados ao lado da Igreja de Nossa Senhora do Rosário.