terça-feira, 30 de novembro de 2010

No dia 7 de dezembro próximo, às 14h30m, a OPAS (Organização Panamericana de Saúde) estará lançando o Plano Nacional pela Primeira Infância – PNPI. Será um conjunto de proposta, ações e metas na área dos direitos da criança de até seis anos de idade, a serem realizadas até 2022, quando o Brasil celebra o bicentenário da Independência. Ele está coerente com o Plano Decenal dos Direitos de Crianças e Adolescentes, incidindo o olhar na especificidade dos seis primeiros anos de vida – período mais decisivo na formação da pessoa.

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

A diretoria executiva do Conselho Municipal de Educação de Alto do Rodrigues realizou na tarde de hoje, uma assembléia geral para realização do processo de escolha e renovação dos novos eleitos para compor o conselho na gestão 2010 a 2012. Conforme o período previsto no regimento interno do órgão, que também delibera, normatiza, orienta, inspeciona e acompanha o Sistema Municipal de Ensino, dentro das  competências que lhe são atribuídas pela Legislação. O processo se deu por indicação dos pares enviados por diferentes órgãos de seguimentos diversos. Na plenária, foram formados grupos de representantes e nomes foram aclamados e votados por todos os participantes. No final do processo foram eleitos: Representantes de escolas publicas municipais, Fábio do Nascimento (Fábio Careca), Emanuella Moura, Dalvanira Morais e Ana Paula do Nascimento. Representantes de escolas públicas estaduais, Ronaldo Soares e Eliane Neves. Representante de escolas particulares: Edilene Virgílio. Representantes de pais de alunos, Manoel Messias, Benedita Lucas. Representante dos alunos, Laís Rayane Medeiros. Representantes do Executivo, Lenilda Souza e Francisco Balbino. Representantes do Judiciário, Kalimar Kely e José Antonio Neto. Representante do Legislativo, José Itamar dos Santos. Representantes de Organizações não-governamentais, Angeilza Santos e Iara Rodrigues. Os novos eleitos aguardam agora a nomeação do prefeito municipal.
MEMBROS DA GESTÃO PASSADA














MEMBROS DA ATUAL  GESTÃO E A SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO










sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Participaram ontem do II Encontro de Articuladores do Selo Unicef (2009-2010) no Centro de Referência Aluizio Alves, em Natal, a Secretária de Educação Raquel Soares Viana, a Secretaria Adjunta de Saúde Maria José, a Secretaria de Assistência Social Jaqueline Medeiros, a Articuladora do Selo Jacira Alves, a Coordenadora dos anos finais e membro da comissão do selo Edicéa Neves e a Assistente Social Tâmara. Na ocasião foram repassadas as seguintes informações: elaboração de um diagnostico municipal dos últimos dois anos com base nos seguintes temas: Cultura étnico racial, esporte e cidadania e educação e convivência com o semi-árido. E as orientações básicas em relação aos indicadores em verde e vermelho da linha de base.


I EXPOTEC IFRN/MACAU
Vem aí a I Exposição de Tecnologia, Educação e Ciência “Pesquisa e Educação: redes de saberes em construção”. De 01 a 03 de dezembro de 2010 no Campus do IFRN-Macau. Serão oferecidos aos participantes minicursos, palestras, oficinas, exposições, apresentações de trabalhos científicos e atrações culturais. Participe você também!

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Os formandos do Projeto Mova Brasil, do pólo do Vale do Assu que envolve as cidades de Alto do Rodrigues, Afonso Bezerra, Carnaubais e Ipanguaçu, participaram ontem (24/11) da solenidade de formatura e entrega de certificado pela conclusão do curso. O evento contou com a participação de várias autoridades locais e da região: Raquel Soares Viana e Renan Santos Melo, Secretária e Secretário Adjunto da Educação, representando o Prefeito Eider Medeiros de Alto do Rodrigues, Luiz Cavalcante e Gianny Wanderley, Prefeito e Secretária de Educação de Carnaubais, Jackson Bezerra e Mistênio Bertuleza, Prefeito e Secretário de Educação de Afonso Bezerra, e Coordenadora e Articulador do Mova-Brasil Aliane Bandeira e Jailson Morais, Pe. Edson, entre outros. A organização ficou por conta da coordenadora local Lucicleide de Melo Gaspar que articulou todo evento e conduziu os trabalhos com sorteios entre os educandos e oferecendo um jantar para participantes. Parabéns! e sucesso para os novos formandos.





















quarta-feira, 24 de novembro de 2010


A coordenação local do Programa MOVA-Brasil estará promovendo, hoje (24/11), na Quadra da Escola Municipal Francisco de Oliveira Melo a solenidade de Formatura e Certificação dos educandos do projeto. O evento que terá a participação autoridades, professores e convidados, ocorrerá a partir das 19h00. 

terça-feira, 23 de novembro de 2010

A Secretaria de Educação de Alto do Rodrigues parabeniza os aprovados nos cursos de qualificação profissional realizados pela CESGRANRIO – PROMIMP (Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural) / GUAMARÉ, foram eles: Justiniano Barboza Neto, no curso de MECÂNICO MONTADOR e Josivan Gomes de Souza, no curso de SOLDADOR DE ESTRUTURA. A intenção do governo federal com essa iniciativa é qualificar mão-de-obra para atender as próximas demandas da indústria nacional, especialmente as da Petrobras. Parabéns!

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

A coordenadora do Departamento Pedagógico do 6º. ao 9º. ano, Edicea Neves, se reuniu hoje com professores de língua portuguesa da Escola Municipal Francisco de Oliveira Melo para planejarem um simulado da prova Brasil. A avaliação proposta pela Secretaria de Educação será aplicada nas turmas do 8º. ano da rede municipal, a fim  de avaliar o desempenho em língua portuguesa e matemática de estudantes e aprimorar o trabalho desenvolvido em sala de aula pelos professores. Com os resultados do simulado a secretaria fará um diagnóstico da situação local, e já prepara os alunos que possivelmente estarão sendo avaliados no próximo ano com a prova brasil a nível nacional. Uma boa iniciativa.



O Colégio Arca de Noé abrirá suas portas a toda comunidade altorodriguense para a I Mostra Literária intitulada: “UMA PORTA PARA A LITERATURA”. O evento acontecerá nos dias 22 e 23 de novembro nas dependências da escola. Na programação, que se iniciará às 08h00 de hoje, teremos: devocional,  teatro, contação de histórias,  apresentação cultural, cine literário, lançamento de livros e minicursos. A iniciativa do Colégio Arca de Noé conta com apoio da Secretaria de Educação e Cultura. Confira!

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

19 DE NOVEMBRO DIA DA BANDEIRA DO BRASIL
O Dia da Bandeira foi criado no ano de 1889, através do decreto lei número 4, em homenagem a este símbolo máximo da pátria. Como nossa bandeira foi instituída quatro dias após a Proclamação da República, comemoramos em 19 de novembro o Dia da Bandeira.
Curiosidades sobre a bandeira brasileira:
• Quando várias bandeiras são hasteadas em nosso país, a brasileira deve ser a primeira a chegar ao topo do mastro e a última a descer.
• Quando uma bandeira brasileira fica velha, suja ou rasgada, deve ser imediatamente substituída por uma nova. A bandeira velha deve ser recolhida a uma unidade militar, que providenciará a queima da mesma no dia 19 de novembro.
• Caso a bandeira fique hasteada no período noturno, ela deve ser iluminada.

HINO À BANDEIRA
Salve lindo pendão da esperança!
Salve símbolo augusto da paz!
Tua nobre presença à lembrança
A grandeza da Pátria nos traz. Recebe o afeto que se encerra
em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da terra,
Da amada terra do Brasil! Em teu seio formoso retratas
Este céu de puríssimo azul,
A verdura sem par destas matas,
E o esplendor do Cruzeiro do Sul. Recebe o afeto que se encerra
Em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da terra,
Da amada terra do Brasil!
Contemplando o teu vulto sagrado,
Compreendemos o nosso dever,
E o Brasil por seus filhos amados,
poderoso e feliz há de ser! Recebe o afeto que se encerra
Em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da terra,
Da amada terra do Brasil! Sobre a imensa Nação Brasileira,
Nos momentos de festa ou de dor,
Paira sempre sagrada bandeira
Pavilhão da justiça e do amor!Recebe o afeto que se encerra
Em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da terra,
Da amada terra do Brasil!

Fonte: online

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Entenda o que aconteceu no Enem 2010
A edição 2010 do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) foi marcada por erros de impressão no gabarito e problemas nos cadernos do tipo amarelo. Estudantes identificaram problemas nos cadernos de provas e nos gabaritos do Enem, que foi aplicado nos dias 6 e 7 de novembro. Nos cadernos amarelos, havia questões repetidas e faltantes. Já nas folhas de resposta, os cabeçalhos dos testes de ciências da natureza e ciências humanas vieram trocados. Se o aluno se sentiu prejudicado, há meios diversos de reclamar. Saiba como:

CORREÇÃO INVERTIDA DO GABARITO
Se o candidato precisar que seu gabarito seja corrigido de maneira invertida, há um sistema para reclamações. De acordo com o MEC, o estudante poderá pedir a correção invertida do gabarito. O prazo termina às 23h59 da próxima sexta-feira (19). Atenção: depois que a requisição for feita, não é possível voltar atrás.
O requerimento é exclusivo para quem preencheu a folha de respostas seguindo a ordem do cabeçalho. Não devem usar o sistema os candidatos prejudicados com os erros do caderno amarelo ou os que preencheram a folha seguindo a ordem das questões na prova.

PROBLEMAS COM CADERNO AMARELO
Os inscritos que se sentirem prejudicados por falhas no caderno amarelo podem entrar em contato com o serviço de atendimento do MEC, o Fala Brasil por telefone 0800-616161 das 8h às 20h. Outro meio de contato é por e-mail falabrasil@mec.gov.br . O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) também possui um formulário eletrônico em seu site. Problemas com o gabarito também podem ser informado por esses canais.


Caso o participante do Enem tenha se sentido prejudicado, ele pode buscar solução judicial para o caso. Uma das maneiras é buscar representação no MPF (Ministério Público Federal) do seu Estado.

quarta-feira, 17 de novembro de 2010













A atual coordenadora de esportes do município, Cilea Caetano, aniversariou no último domingo, dia 14 de novembro. A Secretaria de Educação parabeniza a colaboradora por mais um ano de vida. Parabéns (irmã) Cilea, de todos que fazem a educação!

A vice-presidenta do CAE – Conselho de Alimentação Escolar – Mailde Aparecida Rodrigues se reuniu hoje com os demais conselheiros representantes dos diversos segmentos da sociedade, para assessorar e deliberar ações de atribuição do conselho. Na pauta também abordaram o acompanhamento da aplicação dos recursos federais transferidos à conta do PNAE e a qualidade dos produtos servidos na merenda. Por fim, foi discutido o plano de ação do PNAE para o próximo ano.




terça-feira, 16 de novembro de 2010

FERIADO CULTURAL
A Secretaria de Educação promoveu no dia de ontem o 1º. Feriado Cultural de Alto do Rodrigues. O evento que teve como objetivo promover o hábito da leitura ocorreu no largo da Biblioteca Pública Municipal. Além de ser uma boa opção de lazer cultural no dia da Proclamação da República, o público participante teve a oportunidade de rever a Orquestra Sanfônica de Mossoró e Assu que veio abrilhantar mais as apresentações. Outras atrações ficaram na responsabilidade das escolas do município, como: a boneca que virou gente, apresentada pelo Jardim Escola Arca de Noé. A encenação de Chapeuzinho Vermelho, representada pelos alunos da Escola Municipal Walfredo Gurgel. Recital de poesias alusivas a Proclamação da República e Declamação do Hino da República. A programação teve início às 14h00 com barraca de contação de histórias, barraca de pinturas e gibiteca itinerante.