terça-feira, 31 de agosto de 2010

Os Atletas de Alto do Rodrigues, Nelson, Gomes, Rafael e Keginaldo participarão, com o apoio da prefeitura municipal, da Meia Maratona de Natal (RN) que terá sua segunda edição no próximo dia 12 de setembro. A competição acontecerá no percurso da via costeira e a novidade será a incorporação da distância de 10 quilômetros à prova, que continuará tendo as opções de cinco e 21 quilômetros. A primeira edição aconteceu em novembro do ano passado, com a participação de mais de dois mil corredores, entre profissionais e amadores. Com a paisagem encantadora, a prova é marcada pela bela vista das praias natalenses. As inscrições para a edição deste ano estão abertas no site http://www.meiamaratonadenatal.com.br/. 

A coordenadora de artes, Francisca Medeiros, promoveu oficinas de pintura e desenho com giz de cera, nas Escolas Walfredo Gurgel, Luiz Moreira e Joaquim Tereza (Canafístula). O trabalho envolvendo pais e alunos, também foi realizado na Escola Chapeuzinho Vermelho em Sítio Estreito.

































































segunda-feira, 30 de agosto de 2010

A Secretaria de Educação já começou a pré-matrícula do Curso de Especialização em Gestão Escolar à distância. O curso, em parceria com a UNDIME/RN, será ministrado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte através do Programa de Pós-graduação em Educação, e terá como objetivo principal capacitar equipes de profissionais envolvidos com a gestão escolar, oportunizando a construção de projeto de gestão democrática comprometida com a autonomia da escola e o sucesso escolar do aluno.

A Comissão julgadora da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, instituída pela Secretaria Municipal de educação, se reunirá hoje às 14h00, sobre a coordenação da professora Edicea Neves, para selecionar os textos que serão enviados para etapa regional. Participarão dessa seleção, trabalhos dos alunos da rede municipal e estadual de ensino.
Chegaram ao final as competições dos Jogos Escolares do RN, JERN’s 2010. Os atletas das escolas públicas de Alto do Rodrigues fizeram uma boa campanha na etapa regional realizada pela primeira vez em Macau. Alunos e equipe técnica tiveram total apoio da Prefeitura, com o incentivo do prefeito Eider Medeiros e da Secretária de Educação, Raquel Viana. Segundo a Coordenadora de Educação Física e Modalidade Escolar, Cilea Caetano, as escolas campeãs nessa etapa foram as seguintes:

Escola Municipal Francisco de Oliveira
* Futsal Mirim Masculino
* Futsal Mirim Feminino
* Futebol de Campo Infantil Masculino
Escola Estadual Professor Luis Carlos
* Voley de Quadra Mirim Feminino
* Xadrez Mirim Masculino
Escola Estadual Professora Maria Rodrigues Gonçalves
* Futsal Juvenil Masculino
* Voley de Quadra Feminino

sexta-feira, 27 de agosto de 2010









 A coordenadora de programas e projetos, Francisca das Chagas (Galega) e a coordenadora Pedagógica, Edicea Neves, ambas da Secretaria de Educação, juntas com alunos da Escola Municipal Francisco de Oliveira Melo e representantes da Secretaria de Saúde participaram, em Mossoró, ontem (26/8), de um encontro promovido pela USAP (Unidade Regional de Saúde Pública). Na ocasião, técnicos do PSF (Programa de Saúde da Família) falaram do objetivo do Programa Caderneta de Saúde do Adolescente, e orientaram os participantes para elaborarem o Plano de Ação a ser implantado no município, já que o mesmo foi contemplado com 1.290 cadernetas de saúde do adolescente e da adolescente.

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

A Secretária de Educação, Raquel Viana, participou hoje em Natal, da aula inaugural do curso para dirigentes municipais de educação promovido pelo PRADIME (Programa de Apoio aos Dirigentes Municipais de Educação). O curso de formação continuada oferecido pela PRADIME terá como objetivo principal, atualizar os dirigentes executivos municipais de educação e promover melhor desenvolvimento na educação de cada município.
A Secretaria de Educação em parceria com Editora Positivo realizou hoje 26/08, o primeiro estudo de formação continuada com os professores do Ensino Infantil. O consultor do Sistema Aprende Brasil da Positivo, Reginaldo Chiarada e a Coordenadora do Departamento de Ensino Infantil, Aldeiza Ramos, coordenadores e professores da rede, participaram do encontro que teve o objetivo de socializar a metodologia de trabalho realizado com o livro didático do Sistema Positivo adotado no município de Alto do Rodrigues. O próximo encontro acontecerá dia 01/09, na Escola Municipal Francisco de Oliveira Melo.








quarta-feira, 25 de agosto de 2010

PEEJA
Técnicos da Secretaria de Educação de Alto do Rodrigues participaram durante todo o dia de hoje 25/08, de uma oficina de Elaboração do Plano Estratégico da Educação de Jovens e Adultos com consultores do MEC/UNESCO. Vários municípios, principalmente os jurisdicionados a 6ª. DIRED/Macau enviaram secretários, diretores, coordenadores que trabalham com a EJA, para participarem de um diálogo informativo e troca de experiência com as cidades vizinhas. O PEEJA (Plano Estratégico da EJA) é um documento exigido pelo MEC, onde contempla as necessidades da rede e das escolas, com um diagnóstico histórico e geopolítico do município, da população e das características socioculturais e socioeconômicas. Nele serão traçadas metas para Educação de Jovens e Adultos que queremos alcançar no nosso município. Representaram Alto do Rodrigues, a Chefe de Gabinete, Mailde Aparecida Rodrigues, coordenadora local do PBA (Programa Brasil Alfabetizado) e Erasmo Batista Leonez, coordenador da EJA (Educação de Jovens e Adultos).

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Iniciou-se neste sábado 20/08 em Macau, a fase classificatória dos JERN’S (Jogos Escolares do Rio Grande do Norte) 2010. Atletas das escolas municipais e estaduais do Alto do Rodrigues estão disputando vagas para a fase final que acontecerá em Natal previsto para 15 de outubro. Participarão da final, os primeiros colocados nas competições coletivas e individual da regional. Os JERN’S é considerado o maior torneio estudantil do país, com 28 modalidades esportivas, entre elas, natação, basquete, futsal, ginástica rítmica, handebol, ciclismo, judô, karatê, voleibol, pesca, pólo aquático e futebol. O campeonato é uma realização do Governo do Estado, através da Coordenadoria de Desporto da Secretaria Estadual de Educação.
































A prefeitura de Alto do Rodrigues através da Secretaria de Educação já aderiu ao PNLD-EJA (Programa Nacional do Livro Didático para a Educação de Jovens e Adultos). Em 2009, a secretaria recebeu livros para as turmas de alfabetização da EJA, agora o governo federal amplia o atendimento, incluindo o primeiro e o segundo segmentos de EJA, que correspondem aos anos iniciais e finais do ensino fundamental. As redes de ensino de todas as unidades da Federação e municípios que possuem turmas de alfabetização e ensino fundamental na modalidade educação de jovens e adultos (EJA), e as entidades parceiras do Programa Brasil Alfabetizado, devem fazer a adesão ao Programa Nacional do Livro Didático para Educação de Jovens e Adultos (PNLD EJA) até 27 de agosto próximo. A iniciativa, que vai beneficiar cerca de 5,7 milhões de educandos, em 2011, é da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

OFICINA DE DANÇA
O Ponto de Cultura, RECRIAR, promoveu na tarde de ontem e na tarde de hoje, uma oficina de dança na sede do projeto no Bairro São Francisco. A professora Bruna, trabalhou com os alunos a famosa street dance (dança de rua). Em breve, outras oficinas serão oferecidas aos alunos da nossa cidade.
Informações: Tatiane - subcoordenadora do Ponto de Cultura





























 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

SEMANA DA CULTURA 2010
A Secretária de Educação, Raquel Viana, realizou a 2ª. reunião com o grupo de articulação e planejamento da Semana da Cultura 2010. O encontro realizado na Secretaria de Educação, contou com a participação e representação de diretores da rede pública municipal, estadual e particular.

A diretoria do Conselho Municipal do FUNDEB (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) realizou na manhã de hoje, mais uma assembléia para escolha da nova composição do conselho. Representantes de diversos segmentos e seus pares compareceram ao encontro onde puderam votar em seus escolhidos. Depois de uma breve explanação sobre o que é o FUNDEB, sua funcionalidade, atribuições e compromisso, o atual presidente, membro representante dos professores, Benedito de Souza Melo, iniciou o processo de votação que se deu na forma de aclamação. A Secretária Raquel Viana, que indicou a Chefe de Gabinete, Mailde Aparecida Rodrigues, e o Coordenador Pedagógico, Erasmo Batista Leonez, para participarem da eleição de escolha dos novos membros, não se fez presente por força maior, mas estava representada pelo Secretário Adjunto Renan Santos Melo. Ao final de todo processo, a nova representação do conselho escolheram entre si, o presidente e a secretária, o professor Benedito foi reconduzido à função de presidente do colegiado, e Mailde Aparecida Rodrigues, a nova Secretária.
 
 Como uma das medidas para solucionar o problema de falta de professores na rede estadual de ensino, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEEC), vai contratar professores temporários para suprir as necessidades. O projeto, que permite a contratação temporária foi aprovado por unanimidade na sessão desta terça-feira (17), na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte."Com essas contratações vamos conseguir resolver o problema da falta de professores e atender às necessidades dos estudantes da rede estadual de ensino", afirmou o governador Iberê Ferreira. A Comissão de Seleção, constituída por representantes da Secretaria, da Escola de Governo e do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do RN (SINTE/RN), já está empenhada na formatação do edital para posterior publicação. Pelo projeto, poderão ser contratados temporariamente até 1225 professores através de processo de seleção simplificado. O déficit de educadores abrange, nas escolas de Ensino Médio, as disciplinas de Matemática, Física, Química, Biologia e Espanhol, além de Artes, Língua Portuguesa, e Matemática, no Ensino Fundamental, e professores polivalentes, no caso das primeiras séries do Ensino Fundamental.
Por Agência RN

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

1º. FÓRUM PRÓ SELO UNICEF














Num ato solene ocorrido, hoje 18/08, foi realizado o I Fórum Municipal Pró-Selo UNICEF. Convidados de diversas representações da sociedade civil organizada, diretores, professores, estudantes, secretários, secretários adjuntos, coordenadores, chefes de gabinete, presidente de associação e de conselhos municipais, se reuniram na Câmara de Vereadores. A mobilização ainda contou com a presença do representante do Executivo, Prefeito Eider Assis de Medeiros, do Legislativo, os Vereadores Antonio José (Presidente), Nixon Baracho, Antonio Olegário e Zé de Zeca, Jaqueline Medeiros, primeira dama e Secretária de Ação Social e a Secretária de Educação Raquel Soares Viana. O Selo UNICEF é um reconhecimento internacional ao esforço dos municípios no cumprimento das suas políticas públicas direcionadas a infância e adolescência. De acordo com a sistemática de trabalho, cada secretaria apresentava ao público participante as ações e monitoramento das políticas já implementadas com o compromisso de melhorar a qualidade de vida de crianças e adolescentes. Em seguida, pares se agruparam para elaborarem e apresentarem novas propostas que pudessem contribuir com as políticas já asseguradas às crianças e aos adolescentes no município de Alto do Rodrigues.