segunda-feira, 31 de maio de 2010

MEIO AMBIENTE

A Secretária de Educação, Raquel Viana, se reuniu hoje com a equipe pedagógica para articular as ações que serão desenvolvidas durante a semana que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, próximo dia 06/06. Dentro da programação que envolve todas as escolas está a criação de um grupo de alunos denominados Agentes Ambientais Escolar e o 3°. Passeio Verde. Aguardem!  
PROINFO INTEGRADO

No próximo dia 08/06, alunos da rede municipal de ensino irão participar da 1ª. aula do Curso PROINFO INTEGRADO oferecido pelo MEC em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. O curso semipresencial acontecerá em Mossoró no primeiro momento, e continua no laboratório de informática da Escola Francisco de Oliveira Melo em Alto do Rodrigues. A certificação será oferecido pelo MEC com validade nacional. 

quinta-feira, 27 de maio de 2010

SEMANA LITERÁRIA DE CARNAUBAIS

O Secretário Adjunto da Educação de Alto do Rodrigues, Renan Santos Melo, esteve na noite de ontem em Carnaubais visitando a Semana Literária, evento idealizado pela Secretaria de Educação com objetivo oportunizar e incentivar a leitura através de amostra de trabalhos realizados pelos alunos das escolas do municipio daquela cidade. O Renan se encontrou com a Secretária de Educação Giane Vanderlei, e participou de lançamentos de livros, homenagens e apresentações na praça Santa Luzia. O evento continua nesta quinta-feira, onde acontecerá seminário para educadores com presença dos palestrantes: Tarcisio Gurgel e Amelinha. No encerramento na sexta-feira, 28, haverá a Roda Literária e show de música com o poeta Esso Alencar. Fique o recado para quem quiser visitar.

quarta-feira, 26 de maio de 2010

ENCONTRO REGIONAL PROINFO INTEGRADO - MACEIÓ/AL

A secretária Raquel Soares viana está participando do Encontro Regional PROINFO INTEGRADO/2010 em Maceió/AL de 25 e 26 de maio. Evento que reune os estados de AL,BA,PB,PE,RN e SE para conhecerem as metas dos programas e projetos da SEED/MEC para 2010. Na pauta conta com a implantação dos NTE's e NTM's do qual o projeto de Alto do Rodrigues foi homologado e aguardamos a entrega de equipamentos;o programa de banda Larga na escola, informações sobre o Portal do Professor e o projeto UCA ( Um computador por aluno) projeto este que está em fase de experincia em algun municípios que foram sorteados para o projeto piloto. A Secretária participa como Coordenadora de Polo da UNDIME, com Coordenadores Estaduais, diretores de Direds, consultores do MEC para a socialização das experiencias para os demais municípios do Polo e Estado.

terça-feira, 25 de maio de 2010

IDEB

Atenção gestores,

Fiquem atentos ao IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). O indicador, que mede a qualidade da educação. O IDEB foi pensado para facilitar o entendimento de todos e estabelecido numa escala que vai de zero a dez. A partir deste instrumento, o Ministério da Educação traça as metas de desempenho bianuais para cada escola e cada rede até 2022. O novo indicador utilizou na primeira medição dados que foram levantados em 2005. Dois anos mais tarde, em 2007, e agora em 2010, vamos correr atrás de resultados que realmente efetive a aprendizagem
Censo Escolar

O Sistema Educacenso, que coleta dados do Censo Escolar da Educação Básica, entrará no ar nesta quarta-feira, 26, e permanecerá disponível até 31 de agosto. Todas as escolas de educação infantil, ensino fundamental e ensino médio, inclusive de educação de jovens e adultos, deverão fornecer dados sobre alunos, professores, turmas e sobre a própria escola. Desde 2007 a coleta do censo da educação básica vem sendo feita pela internet, com o sistema Educacenso, que possibilitou precisão de dados. As informações deixaram de ser agregadas por escola e passaram a ser individualizadas. Dessa forma, ao invés de fornecer apenas o número de alunos matriculados, a escola começou a dar informações detalhadas sobre cada um de seus alunos: nome completo, data de nascimento, sexo, cor e raça, nomes dos pais, naturalidade, endereço residencial, necessidades de atendimento escolar diferenciado, utilização de transporte público, necessidades educacionais especiais e rendimento escolar do ano anterior. Da mesma forma são solicitadas informações sobre cada professor que esteja em regência de classe, sobre as turmas existentes e, ainda, detalhes sobre a escola, como infraestrutura, equipamentos, participação em programas como livro didático e alimentação escolar, dados educacionais como modalidades (regular, especial ou de jovens e adultos) e etapas (creche, pré-escola, fundamental, médio, profissional) oferecidas. Também são solicitadas informações sobre utilização de material didático específico para grupo étnico, sala de recursos, atendimento educacional especializado. Com a riqueza de dados coletados, compõe-se um quadro detalhado da educação básica nacional, que permite aos pesquisadores e órgãos de governo verificar tanto a situação atual quanto sua evolução, bem como os resultados de políticas implementadas.Os dados do censo escolar constituem a mais completa fonte de informações utilizadas pelo Ministério da Educação para a formulação de políticas e para o desenho de programas. É também a base para a definição de critérios para repasse – a escolas, estados e municípios – dos diversos tipos de recursos existentes.
VG - VERIFICAÇÃO GLOBAL

A Secretaria de Educação de Alto do Rodrigues resolveu implantar de forma experimental, junto ao sistema de avaliação contínua, outro processo de avaliação escolar na rede municipal de ensino. O novo sistema de avaliação nomeada VERIFICAÇÃO GLOBAL será aplicada de forma somatória às atividades já ocorrentes nas salas de aula, este novo método verifica o nível de aprendizagem do aluno, já que avaliação contínua deve ocorrer ao longo do período letivo, e a mesma não será restrita ao julgamento sobre sucessos e fracassos dos alunos, e sim, um conjunto de atuações com função de alimentar, sustentar e orientar o processo pedagógico, sendo contínua e sistemática, baseada no processo de aprendizagem do aluno que é o foco principal no desenvolvimento da educação. A VG, como é mais conhecida por todos na comunidade escolar, teve início hoje, 25/05, e terminará na próxima segunda-feira, dia 31/05.  

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Projeto Criança Petrobras

Aconteceu hoje 24/05 a reabertura do Projeto Criança Petrobras do município de Alto do Rodrigues. Participaram do evento alunos, pais, representantes da Petrobras que assistiram a apresentação de teatro, música, dança e da Banda Águias do Alto (Fanfarra).
Assessoria de Área
de Informática Educativa

Os supervisores escolares participaram hoje (24/05), na Escola Walfredo Gurgel de uma assessoria com os consultores da Positivo Reginaldo e Ana Calorina. A Secretária de Educação Raquel Viana esteve presente no encontro do AIE (Assessoria de Área de Informática Educativa) para dar boas vindas aos técnicos e aos participantes das escolas da Zona Urbana e Zona Rural.

sexta-feira, 21 de maio de 2010

AVALIAÇÃO
INSTITUCIONAL ESCOLAR

A Secretária de Educação, Raquel Viana, participou durante todo dia de hoje do processo de Avaliação Institucional Escolar que está acontecendo em todas as escolas da rede municipal. A equipe técnica e pedagógica responsável pela avaliação iniciou, no turno matutino, na Escola Walfredo Gurgel, deixando o processo para ser concluído na próxima segunda-feira, dia 24/05. O motivo de adiamento foi à eleição do novo colegiado (Conselho Escolar) que também estava agendado para acontecer neste dia. À tarde, a equipe formada por Mailde Aparecida (Chefe de Gabinete), Emanuella Moura (Coordenadora Pedagógica), Edicea Neves (Coordenadora Pedagógica) e Erasmo Leonez (Coordenador Pedagógico) e representantes de diversos setores da comunidade escolar participaram, na Escola Francisco de Oliveira Melo da avaliação institucional. A Secretária Raquel num discurso emocionado enfatizou o trabalho em equipe para se obter melhores resultados no processo ensino-aprendizagem, e pediu aos pais que ajudassem, fossem mais presentes para amenizar os problemas, e ajudar a gestão.  

Escola Walfredo Gurgel


Escola Francisco de Oliveira Melo
 

quinta-feira, 20 de maio de 2010

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

A avaliação institucional com a participação de diversos públicos da comunidade escolar serve como espaço para manifestar suas observações, críticas e necessidades. Foi o que aconteceu hoje 20/05, na Escola Municipal Luiz Moreira da Silva, servidores técnico-administrativos, professores e outros profissionais se reuniram para avaliar a instituição como um todo. Participou do encontro a Secretária de Educação Raquel Viana, que num breve discurso enfatizou a importância de avaliar, e combater as deficiências num processo democrático. A Chefe de Gabinete, Mailde Aparecida que coordenou o encontro junto com os professores, Edicea Neves, Emanuella Moura e Erasmo Leonez, do departamento pedagógico da secretaria.