segunda-feira, 31 de agosto de 2009














































PREFEITURA ENTREGA
UNIFORME ESCOLAR
PADRONIZADO PARA TODA
REDE MUNICIAPL DE ENSINO


Prefeitura de Alto do Rodrigues, através da Secretaria de Educação, promoveu na noite da última sexta-feira (28/08) a solenidade de entrega de uniforme escolar padronizado para alunos da rede municipal de ensino. Participaram do evento autoridades, alunos, pais e a população em geral que foram prestigiar mais um compromisso cumprido do Prefeito Eider Medeiros.











PROJETO FOLCLÓRICO

A Escola Municipal Luiz Moreira da Silva apresentou para toda comunidade escolar a culminância do Projeto Folclórico Educacional Infantil do Pré-escolar. Professores, pais e alunos prestigiaram as atividades que ocorreram nos turnos matutino e vespertino no auditório da própria escola.

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

O Departamento de Esporte da Secretaria de Educação está distribuindo material esportivo para as quadras da rede municipal de ensino. O material já foi entregue em São José, Estreito, Ponciana, Tabatinga e Barrocas na Zona Rural, e nas quadras da escolas: Francisco de Oliveira, Luiz Moreira e Walfredo Gurgel, na Zona Urbana. Essa é mais uma iniciativa da Prefeitura Municipal, valorizando o esporte amador de Alto do Rodrigues.














A Secretária de Educação, Raquel Viana reuniu-se ontem (27/08) com toda equipe de planejamento da VII Semana da Cultura para organizar os últimos detalhes. No encontro foi discutido o percurso do desfile cívico da Zona Rural e da Zona Urbana, a sequência das apresentações das escolas e a logomarca do evento. De 7 a 11 de setembro Alto do Rodrigues estará vivenciando um dos maiores evento da educação local. Se informe da programação e participe!

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

ARTE HUMANIZANDO
PARA PAZ
A Escola Municipal Walfredo Gurgel encerrou as atividades referentes ao 2º. Bimestre de 2009 com uma caminhada pelas principais ruas da cidade. O Projeto “Arte Humanizando para Paz” teve sua culminância na manhã de ontem (26/08), objetivando sensibilizar a população no sentido de praticar, incentivar e cultivar a paz na nossa cidade. Parabéns a toda equipe gestora.

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Olimpíada Brasileira de Matemática
OBMEP

Hoje (25/08) está acontecendo nas escolas públicas de Alto do Rodrigues com os alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, as Olimpíadas Brasileira de Matemática. Os matriculados nas escolas municipais inscritos na competição realizarão as provas no local onde estudam. A aplicação e correção dos testes ficam a cargo dos professores de Matemática que selecionam os alunos para participar da segunda fase.

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

PROJETO DESPERTAR
EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA


O SERVIÇO DE APOIO ÀS MICROS E PEQUENAS EMPRESAS DO RIOGRANDE DO NORTE – SEBRAE/RN e a SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DA CULTURA E DOS DESPORTOS DO ESTADO DO RIOGRANDE DO NORTE, através da sub-coordenadoria de Ensino Médio – SUEM, está desenvolvendo junto às escolas públicas de ensino médio o PROJETO DESPERTAR – EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA, que como o próprio nome já diz, objetiva “desperta” o jovem para a importância da atividade empreendedora como opção de carreira e de sua contribuição para o desenvolvimento da sociedade, proporcionando-lhe uma preparação para os desafios e oportunidades do mundo do trabalho. E nesta ano a ESCOLA ESTADUAL MARIA RODRIGUES foi agraciada com esse magnífico projeto. E neste dia 04 de agosto teve sua aula inaugural, na qual se oficializou o projeto na escola, apresentando a comunidade escolar os 34 alunos contemplados para o ano de 2009. na cerimônia de abertura estiveram presentes a Secretária de educação de Alto do Rodrigues, Raquel Soares Viana, os representantes do SEBRAE/RN da regional de Assu, Leonel Pontes e Fernando, o Diretor da Escola Ronaldo Soares e o Professor Colaborador do projeto Darcio Leandro.

sexta-feira, 21 de agosto de 2009




LULA EM IPANGUAÇU.
ALTO DO RODRIGUES
SE FAZ PRESENTE.

O Presidente Lula esteve ontem, dia 20, em Ipanguaçu para inaugurar as novas unidades do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), antigo Cefet. Estavam presentes os ministros da Educação, Fernando Haddad e o ministro Chefe da Secretaria de Comunicação Social, Franklin Martins, a governadora Vilma de Farias e seu vice Iberê de Souza. No seu discurso Lula ressaltou a importância do IFRN e aconselhou os jovens presentes a estudarem, ter uma profissão, principalmente as mulheres para não dependerem tanto dos homens. Aproveitando o ensejo o prefeito e a secretária discutiram medidas para melhoria do atendimento ao Ensino Médio com o Secretário de Educação do Estado, Rui Pereira. Autoridades de Alto do Rodrigues também prestigiaram a solenidade, o Prefeito Eider Medeiros, a primeira dama Jaqueline Medeiros, a Secretária de Educação Raquel Viana, o Secretário de obras Wilson, vereadores, entre outros participantes.

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

7 DE SETEMBRO

Neste 7 de setembro a Secretaria de Educação junto com as escolas do município estará promovendo um desfile cívico em comemoração a Independência do Brasil. Neste ano a comunidade de São José sediará o desfile com toda a comunidade estudantil da zona rural. O desfile da zona urbana percorrerá as principais ruas da cidade e contará com a participação do Batalhão de Polícia de Mossoró. É a educação resgatando os valores cívicos.
INDEPENDÊNCIA DO BRASIL
7 DE SETEMBRO

A Independência do Brasil iniciou-se com o Dia do Fico. Em 9 de janeiro de 1822, D. Pedro I recebeu uma carta da corte de Lisboa, exigindo seu retorno para Portugal. Há tempos os portugueses insistiam nesta idéia, pois pretendiam recolonizar o Brasil e a presença de D. Pedro impedia este ideal. Porém, D. Pedro respondeu negativamente aos chamados de Portugal e proclamou: "Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, diga ao povo que fico." A partir daí foram encadeados uma série de ações que fizeram o Brasil se tornar independentemente reconhecido.
CONSELHO DE EDUCAÇÃO

O Conselho de Educação de Alto do Rodrigues se reuniu nesta terça-feira (18/08), no auditório da Escola Walfredo Gurgel. Na pauta da reunião estava à discussão do processo democrático da eleição de diretores das escolas públicas municipais. Essa democratização da gestão escolar como experiência eletiva já estava contemplada no PAR (Plano de Ações Articuladas) da Secretaria de Educação e no PCC (Plano de Cargos e Carreira do Magistério) do município.
BANDA MARCIAL

A Banda Marcial de Alto do Rodrigues está sendo reestruturada e já conta com o número de 50 (cinqüenta) instrumentos aproximadamente. Além de todo o material necessário para o funcionamento regular da mesma. Graças ao trabalho do Professor Titico Nunes e de seus colaboradores Ivanaldo, Edivan e Rafael, e do investimento da Prefeitura Municipal através da Secretaria de Educação. A Secretária Raquel Viana reuni-se com o coordenador da banda (Titico) e sugeriu uma nova roupagem para a mesma, com objetivo de mantê-la no contexto educacional contribuindo na formação e na disciplina dos jovens da nossa cidade.
PROGRAMA PROERD
NA EDUCAÇÃO

6 pessoas, entre professores e voluntários da cidade de Alto do Rodrigues participaram, em Assu, da 1ª. capacitação de monitores do PROERD. O Programa Educacional de Resistências as Drogas foi realizado pelo 10º Batalhão da Polícia Militar, e em breve será implantado no nosso município objetivando o enfrentamento das questões relacionadas às drogas. A função desses monitores será atuar como multiplicadores no trabalho de prevenção ao uso de drogas. O público alvo são os professores e diretores das escolas existentes no município.
foto de publicação

terça-feira, 18 de agosto de 2009

PDE/ESCOLA

A Chefe de gabinete da Secretaria de Educação, Mailde Aparecida Rodrigues e a Coordenadora, Francisca das Chagas (Galega) estiveram ontem (17/08), em Natal para participar do Encontro de monitoramento e avaliação da elaboração, execução e resultados do PDE/ESCOLA. Os técnicos da secretaria deverá se reunir com diretores e o grupo de sistematização nas escolas para orientar e acompanhar a aplicação dos recursos.
Atenção alunos, vem aí as Olimpíadas Brasileiras de Matemática uma oportunidade de ouro para você testar seus conhecimentos. Procure a secretaria da sua escola e se informe da data que será realizada. Participe e boa sorte.
GIBITECA

A Secretaria de Educação vai implantar a Gibiteca itinerante no município. A princípio, o acervo que terá o objetivo de incentivar a leitura, percorrerá as escolas públicas para que crianças e adolescentes tenham acesso à leitura de forma prazerosa. Aguardem!
SOPRANDO AS VELINHAS

O Secretário Adjunto da Educação, Renan Santos Melo recebeu no último domingo (16/08) os parabéns da Secretária e colaboradores da educação. A festinha aconteceu na sua residência onde o secretário foi pego de surpresa. Parabéns colega! Felicidade agora e saúde sempre.
Avaliação da III
Conferência de Meio Ambiente

Acontecerá no Porto de Ama, em Macau, dia 31 de agosto, a avaliação do processo da III Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente. O encontro será realizado pelo Núcleo de Educação Ambiental da 6ª. DIRED/Macau com o objetivo de socializar e avaliar as atividades pertinentes a esse processo desenvolvido pelas secretarias de Macau, Pendências, Alto do Rodrigues, Guamaré, Galinhos e Porto do Mangue.

sábado, 15 de agosto de 2009

JERN'S 2009


Iniciou-se, em Assu, os JERN'S 2009 etapa regional. A Secretaria de Educação deu total apoio e investiu em novos ternos com modelo e cores sugeridos pelas escolas, e disponibilizou transporte e logística para que nossos atletas pudessem participar da competição. Boa Sorte atletas! É a educação fazendo acontecer.

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

I ENCONTRO DE FRUTICULTORES
DO ALTO DO RODRIGUES/RN

Durante toda essa semana a Secretaria de Agricultura de Alto do Rodrigues estará promovendo dentro da V Semana da Banana, o I Encontro de Fruticultores do Alto do Rodrigues/RN. O Secretário, Antonio Saraiva de Queiróz, preparou uma vasta programação que se iniciou no dia 11 e vai até o dia 15/07, com temática voltada para a fruticultura alternativa que gera emprego e renda. O Secretário Adjunto da Educação, Renan Santos Melo, visitou o Curso de culinária utilizando a banana que aconteceu no ADIBA (Baixo Açu), no Núcleo Listrada. Tá de parabéns toda equipe do Desenvolvimento Rural.
ALTO DO RODRIGUES
FOI SELECIONADO PARA
O 2º. FESTIVAL DA CANÇÃO EM MACAU


A comissão organizadora do Festival da Canção e da Cultura Potiguar selecionou nesta quinta-feira (13) a lista com os nomes das canções classificadas para a etapa de Macau, que será realizada no dia 3 de setembro, no Largo da Folia da cidade: Jhony Kasanova, aluno da Escola Municipal Walfredo Gurgel, cantor e compositor de Alto do Rodrigues foi um dos selecionados. Parabéns Jhony!

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

CINEMA BR EM MOVIMENTO

A Secretaria de Educação firmou parceria com a Petrobras para promover nas escolas da rede pública municipal o Projeto CINEMA BR EM MOVIMENTO. Esse projeto integra a política de patrocínio cultural da Petrobras e tem como objetivo principal colaborar com o acesso da população brasileira aos bens audiovisuais, difundir e formar público para o cinema nacional. A exibição dos filmes acontecerá, dia 31/08, em sessões gratuitas nas principais escolas da cidade.









A Secretaria de Educação já recebeu o manual de orientação de triagem de acuidade visual do Projeto Olhar Brasil inserido no Programa Saúde na Escola. O projeto tem como público prioritário na atenção de saúde visual, os alfabetizando do Programa Brasil Alfabetizado, os alunos do Ensino Fundamental da rede pública e os idosos com 60 anos ou mais, com suspeita de alterações visuais. Os alfabetizadores serão os profissionais responsáveis da triagem de acuidade visual dos alunos do Programa Brasil Alfabetizado e deverão fazer encaminhamento para Rede de Saúde daqueles que precisarem de consulta oftalmológica para verificação da necessidade de óculos. Outros profissionais de educação capacitados e a Equipe da Saúde da Família realizarão a triagem dos alunos do Ensino Fundamental.

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

































JOGOS E RECREAÇÃO

No dia do estudante a Coordenadora de Artes da Secretaria de Educação, Francisca Medeiros promoveu na Escola Municiapl Francisco de Oliveira Melo um dia de jogos e recreação com os alunos do pré-escolar. Jogo da memória, peão, iôiô, quebra cabeça foram propostos para estimular habilidades e criatividade dos participantes.

terça-feira, 11 de agosto de 2009






















SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO
VISITA FEIRA DO LIVRO


Raquel Viana participou no último final de semana da Feira do Livro na cidade de Mossoró. A secretária comprou um acervo bibliográfico de contação de histórias para realização de oficinas com os professores da rede, e mais outros de leitura e pesquisa para Biblioteca Pública. Em articulação, Raquel firmou parceria para realização da VII Semana da Cultura que promoverá junto com todas as escolas em setembro.
HOJE É O DIA DO ESTUDANTE
PARABÉNS!

A Secretária de Educação, Raquel Viana, participou hoje pela manhã da programação da FM Ouro Negro, para parabenizar e felicitar os estudantes pela sua data. A secretária falou da importância de estudar, buscar e aprimorar conhecimentos para vida. Ela lembrou que além do dia do estudante, 11/08, era também o dia da Consciência Nacional, e fez um paralelo entre as duas datas. Pediu mais envolvimento dos alunos, dos pais e da comunidade, nas atividades escolares, nos projetos trabalhados pelas escolas em busca de uma melhor aprendizagem. Raquel, também falou da oportunidade em que os alunos estão tendo de ingressarem no Ensino Superior e nas Escolas Técnicas com mais facilidade. E finalizou com uma passagem bíblica que se referia a sabedoria, que fosse adquirido conhecimento e sabedoria para aprimoramento da vida pessoal e individual de cada um, mas sem esquecer de Deus. Aproveitando o momento, ela apresentou a programação das escolas que durante todo o dia promoveram brincadeiras, apresentação de vídeos, jogos de tabuleiros, torneio interclasse de futsal, gincana de tarefas pré-selecionadas, concurso de desenho, competição de passa ou repassa, concurso da mais bela e do mais belo estudante.
CONSULTORES TÉCNICOS

Estiveram, ontem (10/08), em visita técnica a Secretaria de Educação de Alto do Rodrigues, os Consultores da Secretaria Estadual de Educação. O objetivo da visita foi dá orientação e tirar dúvidas sobre as informações cadastrais dos alunos portadores de necessidades educacionais especiais que aparecem no censo escolar com duplicidade. A Coordenadora, Francisca das Chagas (Galega) recebeu as informações e já adiantou que o trabalho com educacenso está sendo realizado com sucesso e que até o final do mês, dentro do prazo previsto pelo MEC terá concluído todas as informações.
CHAPEUZINHO VERMELHO
A Escola Chapeuzinho Vermelho que havia paralisado suas atividades para uma reforma no prédio, foi reaberta nesta segunda-feira, dia 10/07. Durante os trabalhos de reforma da escola as atividades educativas foram transferidas para a Escola Estadual Odilon Garcia na mesma comunidade. A escola reabre funcionando em dois turnos: vespertino com Creche e Pré-escolar e noturno, com salas de alfabetização de Jovens e Adultos do Programa Brasil Alfabetizado.Hoje, dia do estudante, a escola está realizando uma programação envolvendo os alunos em várias brincadeiras.
SEMANA DA CULTURA
2º. REUNIÃO

A Secretaria de Educação promoveu ontem, dia 10/07, mais uma reunião de planejamento para Semana da Cultura 2009. A Secretária Raquel apresentou novidades para o evento deste ano que contará com o Circo da Luz. Através do tema: "VII Semana da Cultura: arte e informações ao alcance de todos", as e scolas mostrarão projetos desenvolvidos durante o ano letivo, com oficinas abertas ao público participante. O evento ocorrerá no período de 07 a 11 de setembro, e já conta com stands da Gibiteca Turma da Mônica, da Editora Barsa, Projeto Despertar e de Exposição de Fotografias Temáticas. Aguarde que teremos mais novidades.
PROJETO: REVITALIZAÇÃO
DA SALA DE LEITURA

A Secretaria de Educação está trabalhando com projeto de revitalização da sala de leitura da Escola Municipal Walfredo Gurgel a fim de transformá-la em Biblioteca. O objetivo é ativar o espaço através da dinamização do ambiente, num espaço pedagógico onde se possa desenvolver ações dentro do contexto escolar direcionadas aos alunos da escola, e assim, desenvolver a vontade de ler e fazer dessa leitura um hábito de lazer e conhecimento. A Coordenadora do livro didático, Elizabete de Oliveira Souza Silva (Bebeta) está organizando todo esse trabalho.
PROJETO DESPERTAR
EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA

O SERVIÇO DE APOIO ÀS MICROS E PEQUENAS EMPRESAS DO RIOGRANDE DO NORTE – SEBRAE/RN e a SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DA CULTIURA E DOS DESPORTOS DO ESTADO DO RIOGRANDE DO NORTE, através da sub-coordenadoria de Ensino Médio – SUEM, está desenvolvendo junto às escolas públicas de ensino médio o PROJETO DESPERTAR – EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA, que como o próprio nome já diz, objetiva “desperta” o jovem para a importância da atividade empreendedora como opção de carreira e de sua contribuição para o desenvolvimento da sociedade, proporcionando-lhe uma preparação para os desafios e oportunidades do mundo do trabalho. E nesta ano a ESCOLA ESTADUAL MARIA RODRIGUES foi agraciada com esse magnífico projeto. E neste dia 04 de agosto teve sua aula inaugural, na qual se oficializou o projeto na escola, apresentando a comunidade escolar os 34 alunos contemplados para o ano de 2009. Na cerimônia de abertura estiveram presentes a Secretária de Educação de Alto do Rodrigues, Raquel Soares Viana, os representantes do SEBRAE/RN da regional de Assu, Leonel Pontes e Fernando, o Diretor da Escola Ronaldo Soares e o Professor Colaborador do projeto Darcio Leandro.

quinta-feira, 6 de agosto de 2009





























OFICINA DE JOGOS E RECICLÁVEIS

O Departamento de arte da Secretária de Educação promoveu na Escola Municipal Joaquim Tereza, em Canafístula, uma oficina de jogos e recreação para os alunos. A Coordenadora Francisca Medeiros, que desenvolveu os trabalhos, falou da importancia dessas oficinas para incentivar a participação da comunidade no processo de ensino/aprendizagem. Paralela a oficina de jogos, foi trabalhado com os pais e aberto a comunidade uma oficina de costumização de sandálias. Agora, o cordenadora está preparando a decoração das salas de leitura das escolas do município.
Conferência Intermunicipal de Educação

A Conferência Intermunicipal de Educação, realizada em Macau dia 31/07, contou com a participação de Raquel Viana, Secretária de Educação de Alto do Rodrigues e a sua Chefe de Gabinete, Mailde Aparecida Rodrigues. A Secretária, que já havia realizado a Conferência Municipal, acompanhou os delegados eleitos que levaram suas propostas para ser discutidas no evento. A conferência se realizou nas dependências do IFRN com tema: Construindo o Sistema Nacional Articulado de Educação: Plano Nacional de Educação, suas diretrizes e estratégias de ação.
PAR
MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO


A Secretária de Educação, Raquel Viana, reuniu-se com a equipe de sistematização do PAR - Plano de Ações Articuladas - para mais um monitoramente, dessa vez on-line. O encontro aconteceu, na última terça-feira, (04/07), na Escola Municipal Francisco de Oliveira Melo, e contou com participação de Janaína, do NDS (Núcleo de Desenvolvimento Social). Na ocasião foi revista a situação de cada ação proposta no plano, a execução das sub-ações, e o andamento das que já estão sendo realizadas. Entre elas podemos citar: políticas de incentivo a atuação dos conselhos escolares, avaliação de desempenho dos docentes, revisão das regras para estágio probatório, implementação do projeto político pedagógico de cada escola, implementação do plano de carreira e salário do magistério, política democrática para escolha de gestores e plano de carreira do servidor público municipal. O monitoramento e a avaliação do plano servirá para implementação das ações futuras de acordo com o cronograma de realização.

terça-feira, 4 de agosto de 2009

PROERD

A Secretária de Educação participou, em Assu, da reunião do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas). O programa de caráter social e preventivo é desenvolvido uma vez por semana em sala de aula, durante seis meses, nas escolas públicas com os alunos do 5º. e 7º. ano do Ensino Fundamental. Com aulas desenvolvidas de forma dinâmicas e em grupos cooperativos o Proerd celebra sempre a parceria escola - polícia - família. Raquel Viana falou da importancia do projeto, e já trabalha com possibilidade de implantá-lo no município.

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

CIRCUITO CULTURAL PETROBRAS







































Alto do Rodrigues teve oportunidade de conhecer a história da Petrobras – Petróleo Brasileiro A/S. A empresa em parceria com a Secretaria de Educação promoveu um dia de cultura, lazer e cidadania. Com uma vasta programação que se iniciou na manhã de sexta-feira (31/07), alunos, professores puderam se informar melhor sobre a empresa e suas conquistas. Usando uma metodologia interativa, atores apresentaram através de musical e cordel o início da instituição até o momento do pré-sal. Durante o evento aconteceu Exposição Petrobras, Contação de História e Cinema Itinerante, e para atender todos os alunos do Ensino Fundamental (6º. ao 9º. Ano) foram realizadas sessões para apresentações dos trabalhos. A Secretaria de Educação está de parabéns por mais um evento que envolveu toda comunidade.