sexta-feira, 17 de abril de 2009





























A SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO, RAQUEL SOARES VIANA, RECEBEU ABRAÇOS E HOMENAGENS DE AMIGOS E COLABORADORES DA EDUCAÇÃO, NESTA SEXTA-FEIRA DIA 17/04, DIA DO SEU ANIVERSÁRIO. PARABÉNS!
E HOJE,18/04 É A VEZ DA COLABORADORA DA SECRETARIA, NEUMA. PARABÉNS!
DIA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO

Foi realizado hoje, dia 17/04, pela manhã na Escola Municipal Luiz Moreira da Silva a culminância do projeto alusiva ao dia Nacional do Livro Didático comemorado no último dia 27 de fevereiro.foram apresentados musicais, teatro e o concurso soletrando que envolveu todos os alunos da escola.











SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E IFRN PROMOVERAM
AUDIÊNCIA PÚBLICA NESTA QUINTA-FEIRA

A direção e equipe técnica-pedagógica do IFRN (Instituto Federal do Rio Grande do Norte) Campos-Macau estiveram na noite desta quinta 16/04 na cidade do Alto do Rodrigue numa audiência pública para informar a comunidade sobre a implantação do Instituto Federal que atenderá aos municípios de Alto do Rodrigues, Galinhos, Guamaré, Porto do Mangue, Pendências e Macau. Houve participação dos alunos, professores, pais de alunos e autoridades locais. A Secretária de Educação, Raquel Soares Viana, representando o prefeito Eider Medeiros, e a direção do IFRN oficializaram o compromisso de apoiar o Programa de Iniciação Tecnológica e Cidadania, oferecendo tele-salas e disponibilizando um coordenador e dois professores (português e matemática) para dirimirem dúvidas dos alunos.

quinta-feira, 16 de abril de 2009

EDUCAÇÃO E ESPORTE
Os coordenadores de esporte, vinculados a educação, Dárcio Leandro e Cilea Caetano participaram, no período de 13 a 15 de abril último de um encontro regional de Educação Física e Desporto Escolar na cidade de João Câmara. Os trabalhos realizados no encontro estavam voltados para temática:"Educação Física na escola - vivências e possibilidades de viver a cidade".










COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA

A coordenação pedagógica da Secretaria de Educação reuniu-se com os supervisores escolares, nesta quarta dia 15/03. Na pauta estava o planejamento das datas comemorativas, a organização do planejamento do 2º. bimestre e a apresentação da proposta da VG - verificação geral que será realizada com os alunos no reríodo de 22 a 28 de abril.
OS ALUNOS COM NECESSIDADES
EDUCATIVAS ESPECIAIS NO ENSINO REGULAR









A Secretaria de Educação implantou, na Escola Municipal Luiz Moreira da Silva, uma sala de alunos com necessidades educativas especiais. Os trabalhos dirigidos pela professora Alvanir e a auxiliar Tayne inclui os alunos da Zona Urbana e Zona Rural no ensino regular.

segunda-feira, 13 de abril de 2009

ENTREGA DE MATERIAIS ESPORTIVOS











A Prefeitura de Alto do Rodrigues através do Departamento de Esporte da Secretaria de Educação realizou a entrega de material esportivo nas escolas municipais. O material servirá para as atividades recreativas/esportivas dos alunos das escolas que junto com o professor de educação física irão utilizá-los de acordo com o cronograma, também elaborado pelo Departamento e distribuido pela Coordenadora Cilea Caetano. É a administração fazendo acontecer.








ALTO-FOLIA DAS ESCOLAS
A Secretaria de Educação junto com as escolas públicas promeveram, na mãnha do dia 27 de março, mais um eveto intitulado: ALTO-FOLIA das escolas. O Trio Elétrico saiu com um pouquinho de atraso por causa de problemas legais, mas as crianças não arredaram o pé e curtiram o evento que percorreu toda avenida.

quinta-feira, 9 de abril de 2009

Desembarcou ontem, dia 08/04, no aeroporto em Natal, Raiane Isley Melo da Cunha. Ela foi a aluna selecionada para representar a 6ª. DIRED-Macau, Alto do Roidrigues e a Escola Municipal Arlindo Martins/Sítio Tabatinga, em Brasília/DF, na III Conferência Nacional Juvenil pelo Meio Ambiente. Rayane contou que gostou da experiência e que está concorrendo para participar da Conferência Internacional que ocorrerá em Brasília no próximo ano. A Secretaria de Educação estava presente mais uma vez incentivando e apoiando a aluna que se tornou um orgulho em defesa do nosso Meio Ambiente. Parabéns Rayne.





DE PARABÉNS
Prefeitura realizou homenagem especial ao dia da Mulher.
Para comemorar o Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura de Alto do Rodrigues e a Secretaria de Ação Social, presentearam todas as funcionárias do município com uma caneca personalizada com a logomarca da atual gestão. A Primeira Dama, Jaqueline Medeiros estive na Secretaria de Educação para fazer pessoalmente a entrega da caneca às funcionárias. E ao longo de toda semana a Secretaria de Educação Raquel Viana juntamente com a Chefa de seu Gabinete, Mailde Aparecida, foram de escola em escola fazendo à entrega as demais funcionárias lotadas nas instituições escolares do município. A homenagem patrocinada pela prefeitura municipal, além de ser um marco na vida das profissionais da educação, destacou a importância da mulher para nova gestão municipal. Parabéns!
FESTA DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA
MOBILIZA TODA EDUCAÇÃO DO ALTO


O projeto JUVENTUDE ALTO CONTROLE - TALENTOS NA MÃO CERTA, idealizado pela secretaria de educaçãoque, faz referência ao desenvolvimento das pontecialiades dos alunos do município. O projeto foi implantado nas comemorações dos 46 anos de emancipação do município, e suas ações voltadas para as potencialidades cognitivas,lúdicas,artísticas, musicais e esportivas dos alunos da rede serão desenvidas no decorrer da gestão.Veja as fotos do show de talentos que foi mostrado na avenida.








































segunda-feira, 6 de abril de 2009

HORA DE MONITORAR O PAR
O grupo de sistematização do PAR reuniu-se neste 01 de Abril para analisar as ações previstas no documento e fazer monitoramento das ações do Mec e do município. Para quem não sabe, a sigla PAR significa PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS, documento que faz parte das ações do governo Federal para atender aos munícipios prioritários que estão com baixo índice de desenvolvimento educacional. O Plano: Compromisso de Todos Pela Educação traçou 28 metas para serem alcançadas em todo o Brasil até 2020. Todos os mil municípios definidos como prioritários, por apresentarem os piores desempenhos no IDEB, já assinaram o termo de compromisso. A adesão é condição fundamental para a elaboração do Plano de Ações Articuladas (PAR), composto por um diagnóstico da educação no município e objetivos a serem atingidos. O plano é dividido em quatro áreas: (1) gestão educacional, (2) formação de professores e de profissionais de serviços e apoio escolar, (3) práticas pedagógicas e avaliação e (4) infra-estrutura e recursos pedagógicos
REUNIÃO COM O CONSELHO DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR - C A E

Dia 03 de Abril o Conselho de Alimentação Escolar CAE, reuniu-se na Secretaria de Educação a pedido da Secretária Raquel S. Viana para avaliar o processo de distribuição , acomodação, preparo e aceitabilidade do cardápio da merenda escolar por parte dos alunos.
" Nesse momento a secretaria procura avaliar o desempenho da educação a partir do processo contínuo de melhorias previsto no PAR ( Plano de Ações Articuladas ). Para isso contamos com a participação e atuação dos conselhos."



sexta-feira, 3 de abril de 2009










A Secretaria de Educação propôs e as escolas municiapais realizaram no período de 09 a 13 de março a Semana da Leitura 2009. Os trabalhos realizados pelos alunos na escola puderam ser vistos na culminãncia do projeto que ocorreu no dia 13/03. Com a participação dos alunos, professores e convidados as escolas organizaram diversas atividades como: sessão leitura de
, quadrinhas, piadas, adivinhas, dança, música coreografadas, teatro, criando um espaço de motivação e incentivo a leitura na escola e fora dela.

A educação do Alto do Rodrigues está de parabéns. É que no último dia 13 de março, a aluna Rayne Isley Melo da Cunha, do 9º. ano vespertino da Escola Municipal Arlindo Martins, foi eleita Delegada da III Conferência Nacional Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente. O encontro aconteceu no Centern (Centro de Treinamento da Emater), em São José de Mipibu. Rayne havia sido selecionada etapa regional que aconteceu em Macau. Juntos foram selecionadas as alunas Débora Gleyssa Lima dos Santos do 9º. ano vespertino da Francisco de Oliveira Melo. Claudiana Seixas do 8º. ano matutino da Escola Walfredo Gurgel. Agora, aluna Rayne viajou hoje dia 03 de abril a Brasília/DF, representando a 6ª. DIRED-Macau, a Secretaria Municipal de Educação de Alto do Rodrigues e a Escola Municipal Arlindo Martins. Já em Brasília, ela apresentará todos os trabalhos elaborados na primeira etapa, quando foi selecionada na escola e que defendeu na etapa regional e estadual, sua responsabilidade e o compromisso de fazer acontecer o que foi proposto em benefício ao Meio Ambiente local. A Prefeitura de Alto do Rodrigues, através do Prefeito Eider Medeiros disponibilizou todo apoio necessário para mais uma realização na educação municipal e na vida pessoal da aluna. A gestora da Secretaria Municipal de Educação, Raquel Soares Viana, disse estar orgulhosa por mais essa vitória. Ela falou que não só aluna, que fez um bonito trabalho, estar de parabéns, mas, todo profissional que contribuiu nesse processo que se iniciou na escola e que se estendeu até a capital do país. São eles, gestores, professores e demais alunos. E pediu mais empenho aos pais para incentivarem nossos adolescentes a participarem desses momentos que muito contribuem na comunidade escolar, extrapolando os muros e beneficiando toda cidade.

Erasmo Leonez